domingo, 30 de junho de 2013

A Morte de Faraó

A morte de Faraó
O objetivo de Deus é estabelecer um relacionamento com indivíduos que praticam a justiça, aqueles que O procuram com sinceridade em seus corações. Abraão, Isaac e Jacó eram esses tipos de pessoas. Deus estabeleceu uma aliança para abençoá-los e também a seus filhos. Jacó, a quem Deus deu outro nome (Israel) e seus filhos fixaram-se no Egito por causa do favor de Faraó em relação a José por ter este interpretado o sonho do governante.
Faraó havia sonhado que estava de pé às margens do rio Nilo e do rio subiam sete vacas formosas à vista e gordas e pastavam entre os juncos. Quando estas sete primeiras vacas subiram, outras feias à vista e magras apareceram; e pararam junto às primeiras, na margem do rio. As vacas magras e feias à vista comiam as sete formosas. Então, acordou Faraó. José, que tinha ganhado a reputação de interpretar sonhos, foi chamado diante do Faraó e disse-lhe que não era ele quem interpretava os sonhos, mas que Deus daria a Faraó uma resposta favorável. José, então, disse a Faraó que seu sonho representava sete anos bons para o Egito seguidos depois de sete anos de fome. Faraó, percebendo que José era um homem que tinha o espírito de Deus, decidiu colocá-lo como governador das terras do Egito. José construiu celeiros para armazenar os grãos colhidos durante os bons anos como reserva de alimento para os anos maus que haveriam de suceder.
Os israelitas, descendentes de Jacó, foram fecundos e multiplicaram-se grandemente no Egito. Eles prosperaram naquelas terras até que "um novo rei se levantou sobre o Egito, que não conhecia a José" (Êxodo 1:8) e que temia que os israelitas se tornassem mais numerosos e mais fortes do que os egípcios. Então os egípcios oprimiram aos israelitas, mas Deus, fiel às promessas que havia feito a Abraão e seus descendentes, levantou um libertador, alguém que havia sido criado na própria casa de Faraó, Moisés.
Moisés, depois de viver em Midiã por muitos anos, com a ajuda de Deus regressou ao Egito e pediu a Faraó que deixasse os israelitas celebrarem uma festa no deserto em honra ao Senhor. Faraó recusou. Deus, então, trouxe sobre ele uma série de pragas para quebrantar sua resistência e permitir que os israelitas partissem.
O Nilo e todos os reservatórios de água, canais e lagoas transformaram-se em sangue, tornaram-se imundos e os peixes morreram; todo o país foi infestado com rãs, mosquitos e insetos; todos os animais domésticos foram atacados com pestilências; os homens e os animais foram afligidos com tumores e úlceras; o granizo destruiu plantas e derrubou as árvores; os gafanhotos comeram aquilo que o granizo não tinha destruído; trevas espessas cobriram toda a terra por três dias. Faraó persistiu em sua dureza de coração e teimosia, concordando em deixar que os israelitas partissem, mas mudando de idéia assim que Deus retirou as pragas.
Finalmente, Deus disse a Moisés que Ele traria sobre Faraó e o Egito mais uma praga, depois da qual certamente Faraó expulsaria Moisés e todos os israelitas do Egito. Deus passaria pelo meio do Egito cerca de meia-noite e todo primogênito naquelas terras morreria, desde o primogênito de Faraó até ao primogênito da serva que estivesse junto à mó, e todo primogênito dos animais. Moisés instruiu aos israelitas, segundo o costume da casa de seus pais, que pegassem um cordeiro sem mancha e o sacrificassem no crepúsculo. Eles deveriam apanhar do sangue e colocá-lo em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas onde comessem o cordeiro.
À meia-noite, o Senhor passou por todo o Egito e feriu de morte a todos os primogênitos daquela terra, "E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto" (Êxodo 12:30). O cordeiro era o sacrifício da Páscoa ao Senhor que havia passado de largo pelas casas dos israelitas. Os egípcios foram atingidos com morte, enquanto os lares dos israelitas onde havia o sangue do cordeiro sem manchas foram poupados.
Assim é o lar dos sevos de Deus que anda na revelação e na direção do Espírito Santo, o Senhor tem guardado nossos lares e livrado de todo mal deste mundo por que vivemos totalmente na dependência do Senhor e encontramos grandes benefícios para as nossas vidas e a alegria invade os nossos corações por que podemos desfrutar deste grande amor de Deus sobre a vida da igreja fiel. Louvado e engrandecido seja o nome do nosso maravilhoso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário