domingo, 30 de junho de 2013

A Mulher Samaritana

A MULHER DE SAMARIA
JO 4: 1 - 30

Introdução
No evangelho de João, no cap. referenciado acima, encontramos uma passagem que nos fala de quando o Senhor Jesus exercia o seu ministério, como homem aqui nesta terra, e, indo ELE uma certa feita da Judéia para a Galiléia, passa pela cidade de Sicar, província de Samaria, e, por estar muito cansado, assentou-se junto à um poço, o “poço de Jacó”. Enquanto Jesus estava ali, aparece uma mulher, moradora de Samaria, para tirar água, e, então Jesus diz a ela: “ Dá-me de beber ”.

1 – Poço de Jacó (tradição - lei - Espírito Santo dado sob medida)

O poço de Jacó aparece na história do povo de Israel na época de Abraão, e, segundo à Bíblia, este poço foi cavado por ele mesmo (Gen. 21: 25 - 30).
Encontramos registro na Palavra de Deus, de que inúmeros servos do passado (que viveram no velho testamento), tiveram experiências com o Senhor junto a esse poço.

Vejamos:
Isaque - Gen. 25: 11 - O crescimento de Isaque, filho de Abraão foi junto a este poço.
Isaque - Gen. 24: 11 ao 20 e Gen. 24: 42 ao 46 - Quando o servo de Abraão, vai buscar mulher para Isaque e encontra Rebeca.
Hagar - Gen. 16: 7 e 14 - Quando Sara, esposa de Abraão, sentindo-se humilhada, resolve banir com a presença de Hagar, sua serva, de sua casa.
Hagar - Gen. 21: 14 ao 20 - Quando Hagar é despedida da casa de Abraão, levando seu filho Ismael, pelo deserto de Berseba, e ela clama ao Senhor pelo menino.
Jacó - Gen. 29: 1 ao 3 - Jacó chega ao poço de Harã (quando Isaque pai de Jacó) manda-o buscar mulher para si em Padã Arã. (Gen. 28)

Entendemos que este poço foi para Israel, o recurso, a provisão de Deus, durante as jornadas pelo deserto (caminhada para a Canaã), saciando assim a sede dos judeus. Aprendemos também, que este poço foi também uma figura, uma alegoria nesta época, para mostrar Aquele que mais tarde seria não um poço, mas a fonte de água viva que nos daria a vida eterna. (Jo. 7: 38-39, Apc. 21:6).

Para a igreja, Jesus é a provisão de Deus, “ É mais que o poço de Jacó ” que supre nossas necessidades enquanto atravessamos este grande deserto (o mundo) em busca da Canaã celestial (arrebatamento)  e, através da sua Palavra, e do seu Santo Espírito, saciamos a nossa sede espiritual, pois Jesus nos dá a verdadeira vida, vida eterna.

2 - Judeus e samaritanos não se comunicavam. Por quê ?
Antes mesmo da morte de Salomão, estava profetizado pelo Senhor que as 12 tribos de
Israel dividiriam-se, indo as 10 tribos revoltadas para o Norte sob o comando de
Jeroboão, servo de Salomão e 2 tribos para o Sul sob o comando de Roboão, filho de
Salomão (I Reis 11: 29 - 32). Marcado pela desobediência e idolatria o povo de Israel
muito sofreu pois teve seus termos invadidos sucessivamente, até ser totalmente
tomados pelos sírios. Depois de tomada, Samaria tornou-se completa desolação,
teve seus habitantes levados cativos para a Assíria, sendo depois repovoados, em parte, os territórios dos israelitas, por estrangeiros. Estes e os israelitas que tinham
ficado na terra de Israel, uniram-se por casamentos, tomando mais tarde o nome de samaritanos. Os judeus não tinham estima pelos samaritanos, porque não aceitavam o fato deles terem se misturado com pagãos e servido aos seus deuses, enquanto eles passavam toda sorte de sofrimento, no cativeiro.

3 - JESUS, a Nova Aliança (v. 9) (Hb. 12:24)
3.1 – Jesus revelado (v. 10, 26)
3.2 – Jesus fonte da água viva (v. 10)
3.3 – Verdadeira adoração – em comunhão (v. 23, 24)
3.4 – testemunho (v. 29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário