domingo, 30 de junho de 2013

Analise de Daniel - O sonho do Rei

Cap. 2: 1 ( ler o texto)

Detalhes do sonho esquecido (sonho escapado) - chamou os magos, astrólogos, encantadores do seu reino - quem é capaz de adivinhar o sonho ? quem é amigo do rei ? onde estão os “Mesaques” de Nabucodonosor ?

Um sonho que impressionou o rei. Vs. 9 - a sentença do rei - sua tirania.

Daniel toma conhecimento dos fatos quando Arioque veio procurá-lo para a execução da sentença - Pede ao rei um tempo para buscar a orientação do Senhor e não para fugir.
Comentar os versículos que contam os detalhes do sonho (até o vs. 16).

O rei tenta comprar a benção espiritual que precisava. A Bíblia diz: “quanto o homem pode dar pelo resgate de sua alma ?” O preço pago foi o sangue de Jesus.

Ler os vs. 17 a 22 (ater-se em alguns detalhes dos versículos).
Os magos e encantadores (religiosos da Babilônia) não tinham a solução para o problema (espiritual). Só o Senhor é capaz de revelar os segredos.

Daniel pode se apresentar diante do rei com a solução do problema, porque o Senhor revelou tudo a ele num sonho (Paulo: “O deus de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo...)
Daniel glorifica ao Senhor pela revelação: “Ó Deus de meus pais (que lhe deram o nome: Deus é meu Juiz), eu te louvo e celebro...” - Daniel não era mais um adolescente, mas um remanescente fiel. Tipo da vida no Espírito, que Deus quer que seja vivida: Deus já me falou, já mostrou o meu erro, já estou em condições de me apresentar ao rei.

Daniel introduzido na presença do rei - um dos cativos de Judá (termo pejorativo e de desprezo) - Não era dos nobres de Babilônia, mas dos nobres do Senhor.

Daniel não aproveitou a situação para se projetar, mas deu testemunho de uma Obra que Deus realiza e não o homem.
Vs. 27 e 28 - “Há um Deus nos céus...”
Vs. 31 - Daniel conta o sonho ao rei (entrar nos detalhes dos versículos) - 1º Grupo de Intercessão.

Tudo em Babilônia já estava ligado ao caráter da estátua do sonho do rei: mundanismo, materialismo, adivinhações, horóscopo, consulta aos astros - ciência humana.

A estátua - representação dos Governos Gentílicos (das gentes) - iniciando com a Cabeça de Ouro (Império Babilônico) - um império que durou 71 anos - Daniel viu o seu fim.

Paralelo com o capítulo 7 (mostrar no painel) - visão de Daniel dos animais simbólicos (não é estudado agora).


SONHO DE NABUCODONOSOR - Um sonho colossal e impressionante que mostrava os governos Gentílicos ao longo dos séculos.

A CABEÇA DE OURO - Império Babilônico - vs. 32
O PEITO E BRAÇOS DE PRATA - Império Medo-Persa - 1º a Média (Dario) e depois a Pérsia (Ciro).
VENTRE E COXAS DE COBRE ou BRONZE - Império Greco-Macedônio (Alexandre Magno).
PERNAS DE FERRO - Império Romano - A dureza do ferro (brutalidade) usada contra o Senhor Jesus e na perseguição da igreja - Decreto de César Augusto.
PÉS DE FERRO E BARRO - Reinos (governos) atuais - Estamos vivendo neste período.

VISÃO DE DANIEL - Ele viu o que gerava aquele colosso, o que estava por trás de cada império.

LEÃO ALADO - Suas asas foram cortadas - um governante (Nabucodonossor) que seria tirado do poder, mas que voltaria em seguida - Daniel viu o cumprimento dessa visão (Cap. 4).
URSO COM 3 COSTELAS NA BOCA - Um governo que se dividiu em 3 partes - Tríplice Aliança.
LEOPARDO COM 4 CABEÇAS E QUATRO ASAS - Governo rápido em suas conquistas, mas que seria dividido entre quatro generais de Alexandre Magno (que morreu precocemente - alcoolismo) - Egito/Líbia - Síria/Elão - Caldéia - Grécia/Ásia Menor.
ANIMAL TERRÍVEL E ESPANTOSO - Incorporação de todos os outros na sua ferocidade (uma besta híbrida). Cometeria terríveis atrocidades. Este império representava o império romano e foi nele que o Senhor Jesus nasceu, morreu e levantou a sua igreja. Ele representa também o governo da besta que se levantará no final dos tempos e que está profetizado em Apocalipse 12 e 13 - A besta que tinha dez chifres.


“A cabeça de ouro és tu ó rei” - vs. 37 e 38.

Ouro - » Prata - » Bronze - » Ferro - » Ferro e barro (decadência e deterioração dos governos humanos, que têm pouca duração e passam. Não têm consistência nem estabilidade). Após um determinado tempo esta estrutura de governo não mais se sustentará.

O fim deste império é a grande expectativa da igreja, quando virá a “Pedra cortada sem auxílio de mãos” e esmiuçará toda estrutura dos governos humanos, estabelecendo-se como um “Grande Monte” que encherá toda a terra - vs. 35.

Qual a perspectiva que o homem tem para o seu futuro, em termos de governo da raça humana aqui na terra ?


TENTATIVA DE SE LEVANTAR DE NOVO O IMPÉRIO ROMANO

A Palavra aqui aponta para uma perspectiva.
Vs. 41 (ler o texto) - Alguma coisa da firmeza do ferro » Algo semelhante ao governo iniciado em 1917 com a força de uma “estrutura de ferro” - O Comunismo. Embora tivesse uma estrutura aparentemente firme como o ferro, por dentro era puro barro, não conseguiu ficar de pé e não tardou em desmoronar.
Surpresa prá todo mundo, pois ninguém imaginava que a Rússia estivesse nos últimos estertores de sua vida, apesar de todos os “olhos de satélites” e de um mundo tão desenvolvido cientificamente. Quando abriu suas portas, todos viram um império de ferro totalmente desestruturado. 1917 a 1991.

Quantas potências restaram no mundo depois disso ? Somente os Estados Unidos ? Um país forte militarmente, cheio de conhecimento científico e de uma tecnologia avançadíssima, mas totalmente podre por dentro. Um povo que conheceu a Deus e que foi colonizado por evangélicos, que chegou a cunhar na sua moeda a frase: “Em Deus confiamos”, mas que se afastou do Senhor e se tornou materialista e cético, envolvido pelo monstro da feitiçaria e do ocultismo, hoje caminha para a desestruturação também.

Na Europa um movimento se levanta para tentar dar estabilidade ao mundo europeu. Países pequenos, mas que unidos tentam se fortalecer. Neste comportamento vemos o antigo império romano tentando se levantar novamente.
O que é ser forte para eles ? É ter dinheiro, é ajuntar os interesses para fortalecimento, é como um casamento entre duas famílias que estão em dificuldade financeira, que passam a ter as coisas em comum. Por isso a Palavra diz: “Misturar-se-ão com semente humana...” Estas coisas são próprias do homem sem Deus, que confia nas alianças e acordos e no seu autogoverno.
Mas a Palavra diz que as coisas não vão continuar assim. O que vai acontecer então ?

GOVERNOS FORTES E GOVERNOS FRACOS

Fortaleza baseada em: Dinheiro, tecnologia, ciência humana, materialismo, ocultismo, adivinhação, crendices e falta de temor a Deus.
O evangelho na Europa e nos EUA só serve para apoiar movimentos sociais e políticos.
E a igreja fiel, qual a sua posição diante de tudo isso ? Como nos comportamos diante dos governos que estão neste mundo ? O que nos espera ?

Vs. 44 - “Um reino que jamais será destruído e que não passará a outro povo”.  Que reino é este ?


O MILÊNIO - O REINO DO SENHOR JESUS

De quem é o Milênio ? Do Senhor Jesus. É esse o reino que você quer e espera ?
“Mas nos dias desses reis...”
Vs. 45 - “do monte” - do alto “foi cortada uma pedra (Jesus - sobre quem a igreja está edificada) sem auxílio de mãos” (sem interferência humana), a qual feriu os pés de ferro e barro, e os esmiuçou tornando-os como a pragana nas eiras do estio (vs. 35).



“Passou o reino de ti” » o reino foi entregue ao seu legítimo Rei = JESUS
Rei dos reis e Senhor dos senhores - A igreja e Israel vão reinar juntamente com Ele.
Seu reino será de esplendor, majestade e glória. Aleluia !

A pedra é lançada sobre os pés, porque o que está acima deles já passou, e o que existe hoje é o resultado cumulativo dos outros impérios. Sua estrutura e filosofias se projetaram nos pés da estátua, deixando uma herança de materialismo, ciência humana, cultura, misticismo, racionalismo, mentiras, religiões, astrologia, mundanismo, etc.
Tudo isso se reúne no fim para que um reino com estas características seja levantado, no entanto ele não vai prevalecer por muito tempo, pois o reino do Senhor Jesus em breve surgirá.

O rei Nabucodonosor quis engrandecer a Daniel com bens materiais.
As palavras do rei, revelam a Trindade.
Deus dos deuses = o Pai
Senhor dos reis = o Filho
Revelador dos segredos = o Espírito santo

Vimos então que este plano profético estava esboçado por Deus no Livro de Daniel e tudo que está acontecendo hoje, não está alheio aos olhos do Senhor. A qualquer momento podemos ouvir o toque da trombeta e a igreja do Senhor subirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário