domingo, 30 de junho de 2013

Apocalipse - Revelação


                       APOCALIPSE - Ap.1.1    - parte 1 PARTE II                Ap. 1 : 9 - 19  
                       -------------------  
REVELAÇÃO  -  a primeira palavra do livro Voltemos agora a nossa atenção para a principal preocupação do livro  
Revelaçao - (do apocalipse) -> mostrar de forma clara aquilo que está oculto (que não está claro) que é: revelar Jesus Glorificado  
Revela o carater do Senhor Jesus como Senhor de todas as coisas. Desmistifica a Sua pessoa.  
-O livro só é bem entendido quando conhecemos bem o seu autor: Jesus JESUS REVELADO  
 Detalhes do Autor / escritor. João, com a cabeça inclinada no peito do Senhor. Estava ouvindo -  na PALAVRA - o verbo (o barah) - O PAI  - O verbo criar: criar do nada.  
 o pulsar do coração de Jesus. O reclinar no peito alí era profético. O nome pelo quel se chama é..a palavra - Gen. 1:1: Onde está o verbo?  
João iria ouvir aquilo que viria do coraçao de Jesus para a igreja. Os sons da eternidade. Criou: Jesus - Haja luz: Jesus - Disse Deus: Jesus - A Palavra não passará p/q é eterna.  
João (o evangelista) vê o centro da mensagem do Apocalipse: Jesus glorificado O VERBO é a ação de toda a palavra de Deus: HAJA, FAÇAMOS, DISSE  
João Batista, degolado, morte profética, apontando para o fim do ministério do V.T. O cabeça da igreja seria Jesus. Deus se revela ao mundo em todos os momentos através da Palavra: Jesus  
Heb.: "todas as coisas subsistem p/ palavra do seu poder" a PALAVRA DA VIDA:  
-É um livro essencialmente profético. Só é entendido por revelaçao. Quando parar de falar: "o céu se retirou como um livro que se enrola..." Ap. 6:14  
 - Revelaçao # interpretaçao: não depende de cronologia de tempo. Está no tempo de Deus. O verbo é a expresão de Deus. Quando eu quero me comunicar eu uso a palavra.  
- interpretação, conjectura, análise, raciocínio, confabulação (não precisa do Espirito Santo) Foi preciso o verbo "se fazer carne"para nos salvar. Porisso Jesus veio em carne e não em espírito.  
   Revelaçao vem de Deus - Ex. confissao de Pedro : a revelação! O verbo era Jesus. Não João, Pedro, Maria...  
   Interpretaçao vem do homem - Ex. Apoc. 9 (helicoptero)  
Vs. 7 e Vs. 10 - isso não interessa a nós, pois não tem revelação. Não tem valor p/ a eternidade. - na PROFECIA - Revelaçao - candeias acesas c/o batismo com o Espirito Santo  
Tudo nele é profético. -  O ESPIRITO SANTO - A Igreja é profética ("Edificarei a minha igreja..."  
Doutrinas básicas da Obra no livro: A divindade de Jesus: - gerado pelo Espirito Santo - por profecia (revelação)  
Clamor: "venceram pelo sangue do cordeiro" - Ap. 12:11 - no batismo no jordão: a pomba (Batismo com o Espirito Santo). A voz do Pai.  
A Palavra: "o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus" - Além do véu: o ministério dos anjos.Ap. 19:13 - o homem perfeito: "O Espirito do Senhor estava sobre mim..." "Meu pai que me enviou, testifica de mim"  
Daí a bem aventurança no guardar as palavras da profecia : a Revelaçao. Não é decorar versículo.  
- no TESTEMUNHO -  O FILHO - a testemunha fiel até a morte  
Finalidades do livro: (vide Painel) -  Quem iria salvar o pecador? -e a mulher Samaritana? e a mulher pecadora? E você? E eu?  
1a.) Revelar Jesus - ( figura central do livro) E se Deus enviasse um grande exercito? Se procurasse um justo na terra? Só houve uma testemunha fiel.  
2a.) Escrito para os servos de Jesus (a Igreja fiel ) - O pacto dele com o Pai. "Eis aquí venho, no rolo do livro está escrito s/ mim" Sl. 40:7  
3a.) mostrar o tempo: O BREVE - na linguagem da eternidade - Ap. 22:7 "as coisas que brevemente..." A figura de Isaque - o cordeiro/a vítima - Deus poupou Abraao...  
A conversa dele c/ o Pai na eternidade = Isaque c/ Abraão. ("Não faças tal"): era a voz do substituto: JESUS  
 - cap.. 1: 3 = o que há de vir ( cap. 1:8 - Bem aventurado (feliz) - 1:7: "vir c/ as nuvens..."  
CAP. 22       '- vs. 6 e 7 (palavra da profecia, não da letra) : breve, presto, cedo...- 22:10, 12 Situaçao de Joao em Patmos quando Jesus lhe aparece. Descrição de Jesus glorificado  
 -vs. 17 : cedo venho - VS. 20 : "CEDO VENHO" - A felicidade do livro está na Revelação. comparada com o Jesus que João conhecia. João apresenta para a igreja a ideia do verdadeiro Jesus  
"O Espirito e a Esposa dizem vem" - 1o. o Espirito, depois a Igreja - a igreja fala daquilo que o Espirito Santo diz. que constrasta com a falsa idéia do Cristo secular pregado pela religião.  
O "vem" é o bater do coração: o corpo, o sangue. A operação do Espirito Santo na vida da Igreja. O livro mostra não esse cristianismo que só fala de um Cristo morto, mas a experiência da igreja fiel  
com o Jesus vivo, e é porisso que ela valoriza o sacrificio de Jesus, sua morte e ressurreição.  
Por que podemos dizer que estamos vivendo o BREVE? - Somos a igreja desse tempo?  
Porque atraves dos juizos se estabelecem os tempos.Descobrir o projeto de Deus p/ cada momento. Joao descreve um Jesus que nao é um Jesus mistificado, que precisa ser carregado pelos homens.  
O tempo e a história estão relacionados c/ a profecia. A linguagem do BREVE na eternidade. Kronos / kayros Deus não precisa da boa vontade do homem, mas o homem é quem precisa da graça de Deus.  
Contexto do Livro: livro de juízos de Deus. João descreve, não um Jesus dono de uma religião, um filósofo, um homem de destaque,  
Juizo do diluvio - tempo de Noé ( os servos que viveram nesse tempo ) mas um Jesus vivo para uma igreja viva. A igreja do tempo do BREVE.  
Juizo de Sodoma e Gomorra - tempo de Ló / Abraão- No tempo de quem??? O livro desmistifica a figura deturpada que a religiao criou sobre Jesus.  
As pragas do Egito - tempo de Moises Descreve um Jesus que se revela a uma igreja fiel. Descreve uma experiência de vida para a Igreja.  
Hoje, através dos juizos a igreja identifica o tempo. - Juizo p/ o tempo do breve: "quem crer....quem não crer..." Porisso o reclinar no peito do Senhor Jesus - era profetico - era a descrição do SENHOR DA ETERNIDADE.  
Joao iria ouvir aquilo que viria do coração de Jesus para a igreja fiel.  
Apoc. 6 - soltura dos animais simbólicos:  
 Cavalo branco - o reino do Senhor estabelecido (Arcos, uma coroa: Jesus. O Senhor dos exércitos  
 Cavalo vermelho - guerra - para tirar a paz Os homens em guerras. - cavalo preto: fome e opressões.  
Um flagelo mundial - FAO: 600 milhões morrerão de fome.  
 Cavalo amarelo - guerras fome e pestes.  Mais guerras, fomes e doenças  
Os 3 ultimos se opoem ao 1o.  Poderes que se opõem a Jesus.  
Juizos: históricos: o que já aconteceu; profético: o que está acontecendo ou vai ainda acontecer.  
Apoc. 8 - Juizos de Deus sobre o ecossistema/ ecologia ( toque da trombeta: anúncio de juizo )  
Ouvir o toque das trombetas é discernir a profecia. - Nota: o efeito dos juízos é cumulativo.  
Quem ouviu o toque das trombetas ? A 4a. trombeta: colisão de um cometa no planeta Jupiter!  
"Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz às igrejas" ( não ao mundo )  
Multiplicaçao de operaçoes de anjos nesta hora, porque estamos já vivendo o tempo do BREVE  
 
A Biblia mostra a humanidade de Jesus no seu sofrimento:  
LEITURA DO TEXTO A PARTIR DAQUÍ ==> Ap. 1:9-20 - quando chora - (Lázaro - Jerusalém)  
Divindade de Jesus: - Jesus Glorificado - quando fala do seu sofrimento na cruz - "O Filho do Homem vai ser crucificado..."  
- Vestes de Juiz, vestes talares: Rei, profeta, Sacerdote e homem. - quando sofre - sob o peso da cruz, da coroa de espinhos...  
- Cabelos brancos = pensamentos santos   - quando come com seus discipulos - na ceia, na seara no sábado, colhendo espigas  
- cinto de ouro - vestes sacerdotais -único mediador. - quando os convida para velar com ele no Getsemani - sente-se só.  
Humanidade de Jesus: (como João era acostumado a ver.) - quando dorme no barco na travessia do mar da Galileia, de cansado que estava.  
 - vestes simples,( não era linho, seda) s/ aparencia -  cabelos desgrenhados. -       ...ERA A HUMANIDADE DE JESUS  -  
Simao, o leproso ( cabelos, pés) - Isaias 53 - aparência de Jesus.- caracteristica física de galileu. No caminho do calvario - Jesus claudicou (fraquejou) - DEUS FORTE ? "Meu filho estava doente"  
- carpinteiro - experimentado nos trabalhos. - galileu: o recolhecimento no horto por Judas. Todos olhando do balcão da eternidade: por que Deus não fez um milagre p/ tirá-lo da cruz?  
Se fosse um "galã", Judas teria dito: "prendam o mais bonito" - tinha todos os dons. (dons de línguas para a Igreja) - Ela era já edificado.  
- operação de milagres: "quem crê em mim, fará obras maiores do que estas"  
A BIBLIA MOSTRA JESUS no VT COMO:  - hoje o Senhor opera os milagres através da Igreja fiel.  
A figura do NOVILHO, no V.T.: seu sofrimento, o servo. Veio para servir Os sinais p/ a igreja. "farão coisas maiores". Sinais que o Senhor tem feito no nosso meio.  
 - "Homem de trabalho" - experimentado nos trabalhos - (sabia ler e escrever)  
A figura da ROLA e da POMBA: a humildade de Jesus. (A oferta na apresentação no templo) Agradou a Deus moe-lo, fazendo-o enfermar (ficar doente). Morreu antes dos 2 ladrões.  
A figura do CORDEIRO: a mansidão de Jesus: "...manso e humilde..." "Aprendei de mim... No getsêmani ; derrame capilar = "aniquilou-se a sí mesmo" - grande desgaste físico  
A cruz. A coroa de espinhos: (simbolo do pecado dos homens)  
- O rosto como o sol...  a luz que dissipa as trevas. Conversão de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário