domingo, 30 de junho de 2013

Batismo nas Aguas

BATISMO NAS ÁGUAS

Mateus 28: 19 – “ Portanto ide, ensinais todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.”

01) - ACEITAR A JESUS.
                   Quem aceita Jesus, deve receber o seu batismo ou batismo em nome de Jesus, que pelo símbolo da água sela o pacto de Deus para com o homem e vice-versa, como um direito ao homem de fazer parte da igreja visível e invisível, isto é, no corpo de Cristo. Atos 8: 36~38 “batismo do eunuco”. Esse batismo é, pois realizado nas águas em nome do Pai, Filho e Esp. Santo, ficando claro pelo texto, que esse batismo é bem diferente do batismo com o Espírito Santo, descrito em Atos 19:6.
Deve-se abandonar os vícios e se santificar. Esse batismo não tem nenhuma ligação com o batismo com o Esp. Santo, que a pessoa pode receber antes do batismo nas águas.

02) - SIMBOLISMO DO BATISMO
                   Para a obra o que a escritura diz? Rom. 6:2~5 . O simbolismo do batismo fica claramente estabelecido, significando morte para o pecado (mundo) e ressurreição para andarmos em novidade de vida. O sentido do batismo para a obra não esta no ato, mas no símbolo.

03) - PARA QUE SERVE O BATISMO NAS ÁGUAS?
                   É um testemunho que o servo presta diante de todos, da igreja e do mundo, que ele se arrependeu, pois o batismo nas águas é o batismo do arrependimento (Marcos 1:4 - João Batista batizando no deserto p/ arrependimento, para remissão pecados). É também um preparo para o serviço na igreja visível. Ex.: Grupo de louvor, grupo de intercessão, obreiro, participar da ceia, etc. É para confessar Jesus como seu salvador.

04) - BATISMO POR IMERSÃO E ASPERSÃO
                   A palavra “batismo” vem do grego “baptizo” que significa imersão, deve ser por mergulho nas águas.

05) - BATISMO PARA OS QUE VEM DE OUTRA IGREJA EVANGÉLICA
                   Segundo a orientação do Senhor, na obra o batismo seria assim: nas águas para o novo convertido, e quando aos vindo de outras igrejas, o Senhor deixa o problema com cada um (Segundo o que revelar o Esp. Santo).

06) - CRIANÇAS OU ADOLESCENTES.
Batismo somente a partir de 15 anos. Não batizamos crianças porque não tem noção do certo ou errado, consciência do pecado e, portanto, não tem do que se arrepender. Na criança de poucos dias, não tem raciocínio sobre o que ela quer realmente. Jesus foi batizado aos trinta anos - Lucas 3:21~22. No novo testamento não há exemplos de que nenhuma criança foi batizada. “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). A condição indispensável para o  candidato ao batismo é crer, por si mesmo, e também tenha raciocínio. A criança não pode fazer isto.

07) - BATISMO NAS ÁGUAS É UM MANDAMENTO
                   Ide... Batizando em nome do Pai, Filho e Esp. Santo, Mat. 28:19~20. O que for batizado, Mc 16:16. Não é coisa facultativa mas um mandamento do Senhor. Na palavra de Pedro no Pentecostes foram batizados quase 3 mil.

08) - UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA
                   Já que estamos salvos, resta-nos obedecer a que fomos entregues (Rom.6:17), e segundo a ordenança de Jesus em obediência a mesma. Devemos ser batizados, pois Ele mandou aos discípulos que batizassem aos que cressem. “Sepultado com Ele pelo batismo” (Col. 2:12), Esta evidenciado que a  forma bíblica e cristã para o batismo praticado pêlos apóstolos de Jesus, e consequentemente, por todos quantos o seguirem através de todos os tempos é a imersão. Ninguém é sepultado sem ser enterrado completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário