terça-feira, 2 de julho de 2013

Estudo sobre A Fé

 A FÉ
Hebreus 11:1 - “ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”.
01)- INTRODUÇÃO-A fé é uma manifestação concebida e contestada, ao mesmo tempo, em razão da suas múltiplas origens que derivam de pensamentos e manifestações diversas baseadas em filosofias ideologias, cultura e religião, difícil, portanto, de ser conceituada, por isso mesmo polêmica e até inacessível.
02)- FÉ HISTÓRICA -Entende-se que a fé é um agente interior que promove estímulos indispensáveis e necessários ás diversas conquistas do homem subentendida como: força de vontade, amor próprio, auto-suficiência, pensamento positivo, determinação, ideal, desejo de vencer, criatividade, etc. Existem outras variantes pelas quais a fé se manifesta, principalmente quando se observa o desejo do desconhecido estimulado pelos desvios impostos até pela religião que leva alguns ao fanatismo cego, ao misticismo e a supertição através de uma forte dose de dogmatismo tão materialista em manifestações exteriores de liturgias repetitivas, vazias e enfadonhas direcionadas a uma crença insubsistente ainda que vindo de Deus, mas excluindo tantos miseráveis; é a crise de fé profetizada por Jesus para tempo presente, Lucas 18:8- “...Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”. A forte expressão tratada no último parágrafo advém da palavra do Apóstolo Paulo quando se refere a fé temporal. 1º Cor. 15:19 “ Se cremos só para esta vida somos as mais miseráveis das criaturas”.
                   Não apenas Paulo, mas o próprio Senhor Jesus censurou os religiosos da sua época quanto à forma exterior de conduzir a fé ou de expressá-la quando valorizavam extremamente os ritos e tudo que era material que, enfim, definia obras como meio de salvação. Resumindo, a fé histórica é temporal, baseia-se ou tem a sua origem no homem cujos conceitos podem ser falíveis por falta de uma base sólida, sem um projeto definido, enquanto que a fé profética tem a sua origem no Deus Pai criador, cujo objetivo é a eternidade na pessoa de Jesus Cristo, o filho, autor e consumador da fé. (hebreus 12:2.)
03)- FÉ PROFÉTICA-A fé profética cuja base e origem é eterna, situa-se num contexto de regras e prática que é a Bíblia Sagrada dentro de um projeto definido. Enquanto que a fé histórica é tão inconsistente que se desagrega com a mesma facilidade do barro, figura do homem na sua temporalidade.
04)- DEFINIÇÃO-Hebreus 11:1- “ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” A era apostólica vivida pela igreja primitiva não tinha rótulo religioso e os que se convertiam ao cristianismo eram doutrinados no sentido de que fossem evitadas as distorções da fé e a forma como deviam se comportar diante de doutrina pagã dos seus dominadores, do Império Romano, bem como das tradições religiosas dos judeus que se baseavam na lei ou no Velho testamento cuja estrutura doutrinaria se baseava nas obras da lei. A carta aos Hebreus foi a eles dirigida porque as seitas que representavam a religião dominante tentavam impor todos os conceitos do VT e alguns hebreus tinham se convertidos ao cristianismo e precisavam entender que o evangelho de Jesus veio para inaugurar uma nova fase estabelecendo uma nova ordem de coisas, afastando, portanto, todas as duvidas que existiam no VT embutidas em sua doutrina.
A partir de Jesus, a fé ficou estabelecida como base do cristianismo e do ensino cristão excluído de uma vez por todas a idéia de obras concebida pela lei como base do culto judaico, que levou também o apóstolo Paulo a divulgar a nova doutrina disposta na carta aos Efésios 2:8~9 “Pela graça sois salvos por meio da fé, isto não vem de vós é dom de Deus, não vem pelas obras para que ninguém se glorie”. A fé é, portanto, um agente de união, criado por Deus no propósito de resgatá-lo para a eternidade, ou seja, um elo entre o Criador e a criatura.
05)- O FIRME FUNDAMENTO - A fé é o firme fundamento porque tem sua origem na eternidade cujo autor é Deus Pai, o criador, (“É prova do que não se vê”) cuja ação é invisível mas existe pelo Espírito Santo e resulta de um pacto baseado em uma promessa, selado com o sangue de Jesus. O mecanismo da fé pode ser entendido como uma vida trazida por Jesus que foi enviado da eternidade, cujo sangue, ou seja o seu Espírito (Espírito Santo) foi dado para selar o pacto a todos que o aceitam e querem este projeto de vida eterna.
                                      O fundamento é firme porque decorre de uma aliança eterna onde Deus, o Pai envia Jesus, o seu único Filho para derramar o seu Espírito (seu sangue) sobre todo aquele que crê. Assim todo homem que crê, tem a vida eterna que se descobre em um caminho de experiências com o autor da fé, Jesus.
                   A fé profética está presente em todos os momentos da vida do homem e apresenta uma visão nova da história do mundo operando no interior do homem uma vida também nova, antes inconcebível, agora designada de novo nascimento cuja vida se estenderá para a eternidade, a eterna e longa vida. A fé é genética porque provem da eternidade e transmite caracteres especiais para o homem e somente ela, a fé poderá conduzi-lo à eternidade. Tudo que Deus quis para o homem foi oferecer vida de valor totalmente intrínseco baseado na fé que é Jesus. Jesus veio portanto ao mundo para trazer vida. João 10:10 “...Eu vim para que tenhais vida e vida em abundância”.
                   A fé profética é viva porque seu autor está vivo (Jesus). Fé sem Jesus é, portanto, fé sem vida, sem o sangue (o Espírito Santo), sem herança (sem eternidade). Hb. 11:6- “ Ora, sem fé é impossível agradar a Deus”. Jesus é a fé, portanto, sem Jesus ninguém pode agradar a Deus.
 Paulo teve o encontro com Jesus no caminho de Damasco; foi uma experiência com a fé e com a vida que excluiu da sua mente toda contestação a respeito de fé, inclusive fê-lo abandonar a própria religião. Gal. 2:20 - “...A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus.
06)- A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO
CONCLUSÃO:                
 Deus estabeleceu uma aliança eterna para resgatar o homem e providenciou um agente de união ou elo de ligação, a fé. A fé foi dada como presente ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário