terça-feira, 2 de julho de 2013

Idolatria

IDOLATRIA

Ez. 14:16 - I Jo. 5:21

1 - CONCEITO

Ato de se colocar qualquer coisa ou pessoa no mesmo plano ou acima de Deus.

2 - O QUE A BÍBLIA DIZ A ESTE RESPEITO:

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás: porque EU, o Senhor teu DEUS, sou DEUS zeloso”....(Ex:. 20:3-5)

“Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortaram do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhas receio deles, pois não podem fazer mal, nem tão pouco têm poder de fazer  bem”.( Jr. 10:3-5 )

Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles,” ( Sl. 135: 15-18 )

“Portanto meus amados, fugi da idolatria. Mas que digo ?  Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Sr. e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa dos demônios,” (I Co.10:14,19-21)

“E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.”(Ap.9:20)

3 - DIFERENÇA ENTRE ÍDOLO E IDÓLATRA:

a) ÍDOLO - é qualquer objeto de abominação ao SENHOR.
b) IDÓLATRA - não é apenas aquele que adora um ídolo, mas é também o que possui o ídolo, pois o Senhor disse: NÃO TERÁS. Idólatra, em resumo, é aquele que consente o ídolo. Isto é muito sério, pois está escrito: “Ficarão de fora os cães, e os feiticeiros, e os que se prostituem, os idólatras e qualquer que ama ou comete a mentira” (Ap. 22: 15)

4 - OUTRO EXEMPLO DE IDOLATRIA:

a) SIMPATIA.
ex: receita para se ganhar mais dinheiro e etc...
b) SUPERSTIÇÃO.
ex: ( não passar debaixo de escadas;
medo de gato preto; e etc...
O horóscopo é um exemplo de prática pagã bem antiga, mas até hoje muito arraigada ao homem ( Is. 47: 13 )
c) AMULETOS OU TALISMÃS.
ex: fitinhas, terços, pé de coelho, ferradura, trevo de quatro pontas, cristais energéticos, pirâmides, baralho, instrumentos de ler a sorte, ler as mãos, presépio, etc...
d) FESTAS IDÓLATRAS.
ex: casamentos, batizados, e qualquer outros eventos em templos onde haja imagens. Outro exemplo é o culto aos padroeiros, festividades marianas. Dia de Cosme e Damião, festas juninas e etc...




5 - JESUS CRISTO, O ÚNICO INTERCESSOR E MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS:

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (At. 4: 12)
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. (I Tm. 2:5)

6 - 0 ANJO DO SENHOR NÃO RECEBE ADORAÇÃO:

“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi ESTAS COISAS. e, havendo-as ouvido e visto, prostei-me aos pés do Anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. ( Ap. 22: 8,9 ).
OBSERVAÇÃO: Quando a Escritura mostra o servo do Sr. se prostrando perante o anjo, é porque este se configura na própria manifestação de Jesus no Velho Testamento. ( Js. 5: 13-15 )

7 - O QUE A PALAVRA DIZ A RESPEITO DE MARIA:

“E, falando ele (Jesus) ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe (Maria) e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? E estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe”. (Mt. 12: 46-50)
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e as guardam”. ( Lc. 11: 27,28 )
OBSERVAÇÃO:
não se nega que Maria era uma serva agraciada por Deus ( Lc. 1:28 ), mas não há fundamentação bíblica para lhe atribuir a condição de intercessora, mesmo porque, ela própria reconhecia que necessitava de salvação: Disse então Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque atentou na baixeza de sua serva”. ( Lc. 1: 46-48a ).

8 - MATERIALISMO:

Há uma tendência atual de se querer representar Jesus e as coisas espirituais mediante objetos ou coisas. Este tipo de comportamento está também presente em algumas igrejas ditas evangélicas.
Ex: lenços ungidos, o copo santo da água abençoada, a rosa ungida, a bala ungida, e até mesmo o lápis com o qual se faz prova para passar em qualquer concurso.

9 - CONCLUSÃO:

O servo do Senhor deve fugir da idolatria, porque esta é uma verdadeira obra da carne (Gl. 5:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário