terça-feira, 2 de julho de 2013

Igreja Corpo de Cristo 2 Aula

IGREJA = CORPO DE CRISTO
(2ª aula)


OBJETIVO: Levar os estudantes de nível médio, jovens e universitários a meditarem sobre alguns exemplos da Palavra que mostram a preocupação de Jesus Cristo, o Cabeça com a restauração da saúde espiritual do homem.

INTRODUÇÂO

Se observarmos algumas curas operadas por Jesus, vemos que o Senhor não só curava o corpo físico do homem como trazia um ensinamento para a vida espiritual da Igreja. A recuperação plena do corpo humano representa para nós a restauração espiritual do homem para levar uma vida saudável no Corpo.

DESENVOLVIMENTO

O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO DE CRISTO ESTÁ RELACIONADO À SAUDE ESPIRITUAL DE CADA MEMBRO

Apto a caminhar com Cristo (A cura do paralítico – Lc 5:24-26.):

Um homem paralítico impossibilitado de andar foi trazido carregado numa cama até Jesus (Lc 5:18). O Senhor, sensibilizado pela Fé e desejo sincero do coração, perdoou os pecados daquele homem e, em seguida, o curou, dando-lhe condições de poder caminhar. A ordem de Jesus: “ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa” (Lc 5:24).
O resultado imediato da obediência daquele homem ao comando do Senhor foi “levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus” (Lc 5:25). Todos os que presenciaram a restauração daquele homem “ficaram maravilhados, e glorificavam a Deus; e ficaram cheios de temor...” (Lc 5:26).
O paralítico representa aquele que tem dificuldades na sua caminhada espiritual. Precisa ser ajudado, integrado ao Corpo de Cristo, para receber o comando do Cabeça, Jesus, e poder caminhar seguro levando uma vida espiritual saudável.

Pronto para ouvir a voz do Espírito Santo (A cura do surdo mudo - Mc 7:31-35):

A capacidade física de falar decorre de uma articulação de sons que aprendemos desde criança ao ouvirmos os adultos falando. Os surdos de nascença geralmente não conseguem articular perfeitamente as palavras e, por isso, são também mudos, pois não podem ouvir.
Durante o seu ministério, foi trazido até o Senhor Jesus um surdo que falava dificilmente (Mc 7:32). Jesus tirou-o de entre a multidão, à parte e operou nele uma cura (Mc 7:33-34); como resultado “abriram-se-lhe os ouvidos, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente” (Mc 7:35).
A Palavra nos ensina que a Fé vem pelo ouvir (Rm 10:17). Comparando esta cura com a dificuldade espiritual em ouvir as orientações do Cabeça, Jesus, vemos que o Senhor ao retirar o surdo mudo do meio da multidão, ensinava a necessidade de sairmos dos costumes do mundo que impedem a operação do Espírito Santo. Para se falar de Jesus é necessário primeiro estar pronto a ouvir. (Tg 1:19) E o que deve ser ouvido é a voz do Espírito Santo, aconselhando e orientando a Igreja na caminhada: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap. 2:7).

Pronto a obedecer e a testemunhar da Palavra revelada (A cura de um homem cego - Mc 9:1-11):

Quando não conseguimos ver os perigos que nos cercam, podemos cair, machucar-nos e nosso corpo sofrerá danos; para se ver é necessária a presença da luz.
Ao curar um cego de nascença que vivia sentado a mendigar, Jesus disse: “sou a luz do mundo” (Jo 9:5). O Senhor ensinava aos discípulos o amor pelo homem necessitado. Trazia ainda uma lição, a necessidade de restauração da vida espiritual: ao aceitar a Jesus e o seu comando, o cego foi transformado: “.. os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam; não é este o mesmo que se sentava a mendigar? Uns diziam: é ele. E outros: não é, mas se parece com ele. Ele dizia: Sou eu”. (Jo 9:8-9). Ao ser perguntado sobre como teve os olhos abertos para poder ver, o que era cego respondeu dizendo que apenas cumpriu a ordem dada por Jesus: “Fui, pois, lavei-me, e fiquei vendo”. (Jo 9:11); conheceu a Luz, obedeceu e logo pode dar testemunho de Jesus.
Na Igreja, Corpo de Cristo, a revelação deve estar sempre presente; pois a Palavra sem a Luz, é morta e a revelação traz a Vida.

Apto a trabalhar na Obra (A cura do homem da mão mirrada - Lc 6:6-11; Mc 3):

No corpo humano, um membro atrofiado não atende perfeitamente ao comando central. A Palavra cita a cura de um homem que tinha a mão direita atrofiada (mirrada) (Lc 6:6). Jesus disse ao homem: “Levanta-te e vem para o meio “ (Mc3:3). O chamado do Senhor é para que nos apresentemos diante dele. O comando de Jesus para aquele homem foi: “Estende a tua mão.” (Mc 3:10).
O homem da mão mirrada representa uma parte do Corpo que não responde ao comando impedindo a participação no trabalho. A operação do Espírito Santo na vida da Igreja mostra o que deve ser corrigido. Quando algum membro sente-se atrofiado, incapacitado por não responder ao comando de Jesus, este precisa ser reabilitado, capacitado para o trabalho.

CONCLUSÃO

Além destes exemplos, sabemos que muitos outros foram e estão sendo restaurados através do amor do Senhor Jesus para com os necessitados para que possam participar do seu Corpo, contribuindo com o seu trabalho.
O Senhor Jesus, através da operação do Espírito Santo, tem providenciado os recursos para participação de todos os membros da Igreja na realização da Sua Obra: o Culto Profético, os cultos diários, as madrugadas, o Grupo de Intercessão, as Reuniões de Senhoras, as Reuniões de Jovens, as Grandes Evangelizações, enfim, sempre existirão condições dos servos exercerem o trabalho na Obra; mesmo os doentes e idosos contribuem com oração, intercessão e o clamor contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário