sábado, 17 de abril de 2021

Lamentação de Jeremias (dos Profetas) - Lamentações 1:16

Lamentações 1:16


Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão assolados, porque prevaleceu o inimigo.

Introdução:

Vemos aqui a desolação total de Jerusalém. Descreve a cidade de Judá que era povoada Agora desolada por causa do pecado foi levada ao exílio Babilônico.
O texto fala da dor inigualável de Jerusalém ,  tristeza e lembra o lamento de Jesus sobre jerusalém por Rejeita-lo com dura cerviz.

Desenvolvimento:

Deus nunca desamparou o Homem, quando Deus cria o Homem, Prepara o projeto para o seu resgate. Preparou tudo, Jerusalém, o templo, as construções, Deus levanta profetas, Sacerdotes, Reis, Culto, queria portador de sua Mensagem.
A Lamentação: Por essa causa choro eu, o Profeta Jeremias chorava bem como os outros profetas, ninguém queria ouvi-los queria folclore, Cultura e Eles lamentavam.

Livro das Lamentações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xilografia de Lamentações de Jeremias (1860), por Julius Schnorr von Carolsfeld.

Livro das Lamentações, ou איכה (ʾêkāh) cuja tradução literal é "Oh! Como!" em hebraico,[1] é um conjunto de cinco poemas, em estilo elegíaco, provavelmente escritos após a queda e destruição de Jerusalém por Nabucodonosor II nos anos 587-586 a.C.[2] O livro faz parte da subdivisão da Bíblia chamada de Profetas Maiores, na Bíblia vem depois do Livro de Jeremias e antes do Livro de Ezequiel ou depois do Livro de Baruque nas Bíblias utilizadas das Igrejas Católicas e Ortodoxas.

No livro o au­tor se lamenta acerca da si­tua­ção miserável e humilhante em que se encontra o povo e as instituições de Israel, em decorrên­cia do mau proceder do povo e da sua infi­de­lidade à Aliança. À luz da teologia pode ser interpretado como um castigo e um tempo de purificação, e a esperança de que Deus olhará com clemência para o povo, consoante fim da quinta Lamentação.[2]

As Lamentações são usadas na Liturgia da Igreja Católica por ocasião da Semana Santa, para lembrar o sofrimento de Jesus.[2] A tradição popular conservou, durante a procissão da Sexta-feira Santa, no canto de Verônica, em que Verônica canta um trecho das Lamentações, posto na boca de Jesus: "Vocês todos que passam pelo caminho, olhem e prestem atenção: haverá dor semelhante à minha dor?" (1,12)[3].

Os judeus recitam o livro no grande jejum que lembra a destruição do Templo de Jerusalém[4], no dia 9 do quinto mês do Calendário judaico (ab)[5].



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário