terça-feira, 2 de julho de 2013

O Maná

O MANÁ

Texto: Ex 16:4 ("Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo saíra, e colherá diariamente a porção para cada dia.").
Tema: O maná

Introdução:

A figura de Jesus e o seu reinado já estavam presentes no velho testamento. Jesus se revela de várias formas: como sustento, direção , libertação e vida. Todas as coisas foram feitas por ele e para ele, era sabedor desde a eternidade das necessidades do homem. Na caminhada de Israel Deus não deixou que nada faltasse ao seu povo. E um dos milagres e sinais que o Senhor operou para mostrar que ele nunca haveria de desamparar Israel foi o pão que desceu do céu. O pão, que é referido pelo texto, era a resposta diária de Deus à necessidade de Israel. Esse pão era o maná. O maná é uma figura profética do Senhor Jesus.

Deus usa a figura do maná para falar profeticamente de seu filho Jesus. O maná representava a resposta diária para o sustento do povo de Israel. Jesus é a resposta diária de Deus à necessidade do homem.

Desenvolvimento: Deus Tinha um plano para Israel e dentro desse plano se fossem observadas as suas orientações a vitória seria certa.

“ E o povo sairá”- Dentro do plano de Deus, cabe ao homem somente tomar uma decisão, uma posição, uma definição para que Ele venha supri-lo de todas as necessidades. Era tão somente necessário que eles saíssem para ver o milagre de Deus ( o maná que veio do céu).  Deus tem uma bênção para o homem, mas é necessário tomar uma posição diante do projeto. Quando o homem atende a orientação de Deus e o busca ele vê o milagre (Jesus presente em sua vida).

“Colher diariamente”, a porção , a medida certa Deus tem preparado todos os dias. Jesus se revela todos os dias às nossas vidas e o alimento que necessitamos para a nossa vida espiritual nós encontramos quando buscamos a sua presença. O maná precisava ser colhido diariamente. A necessidade de ter Jesus na nossa vida é diária, é constante. A igreja fiel tem um encontro diário com o Jesus. A colheita é feita nas madrugadas, nos cultos ao meio dia ,nas orações constantes, nas consagrações. Deus conhece aquilo que precisamos.

Conclusão:

As necessidade do homem sempre foram patentes em todos os tempos. Para Israel era o alimento físico na caminhada. Mas par nós, a necessidade é o alimento espiritual. O homem tem esta necessidade e Jesus se revela como este alimento:
“Quem de mim se alimenta viverá por mim .João 6 vs.57”.
“Eu sou o pão da vida João Cap.6 vs 48”.
“Este é o pão que desce do céu João Cap.6 vs.50”
“Ao Vencedor, dar-lhe ei do Maná escondido.Apoc.2,17”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário