sexta-feira, 2 de julho de 2021

Qual é a doutrina da igreja evangélica?

 





O que é doutrina?

Em primeiro luga já podemos dizer que: Doutrina NÃO É USO E COSTUME...,  podemos dizer que doutrina é o conjunto de ensinamentos Bíblicos. Devemos entender que o ensinamento cristão deve ser baseada nos ensinamentos bíblicos, sobretudo os de Jesus Cristo, o messias judeu, segundo nossa fé.

Origem do termo doutrina?

No antigo testamento, nos livros de Deuteronômio 32:2 e Provérbios 4:2 e 9:9, o terno “leqach” é usado pelos autores e tem como principais significados ensino e ensinamento. Já em Isaías 42:4 o termo “towarh”, ou torá, para designar uma lei, instrução ou orientação divina. Já no novo testamento, o termo “didache” é utilizado em Marcos 1:22, Lucas 4:32, Atos 2:42 e Romanos 6:17e significa ensino, ou doutrina mais diretamente.

Em Hebreus 6:1 o termo “logos” também foi escrito com um conceito de doutrina por palavra. O termo logos foi apresentado pelo pensador grego Heráclito para indicar a razão divina, o plano divino para a humanidade.

Doutrina cristã

Para que um ministério possa dizer-se cristão deve seguir os princípios básicos ensinados por Jesus Cristo. Em algumas passagens bíblicas podemos encontrar as principais características da doutrina cristã.

  • Em 1 Timóteo 4:6 podemos ler que o ministro deve ser criado na fé e na doutrina. Aliás, o quarto capítulo de Timóteo é um ótimo trecho para quem deseja fugir das falsas doutrinas.
  • Em João 7 podemos ler mais dois pontos importantes da doutrina ensinada por Jesus. Nos versículos 16 e 17 está escrito que a doutrina de Cristo tem poder para expulsar os espíritos malignos, uma vez que é vinda de Deus; e que pode ser provada como verdadeira.
  • Ao ler Atos 2:42 podemos entender que o cristão deve perseverar na doutrina ensinada pelos apóstolos, referindo-se, principalmente, à comunhão dos irmãos, fraternidade.

A doutrina cristã deve ser seguida sem medo ou por obrigação, mas de coração e boa vontade. O julgo de Jesus é leve. Em Romanos 6 podemos ler um trecho interessante, entre os versículos 14 e 18, que fala da importância de seguirmos a doutrina cristã de coração.

 

Diferentes ensinamentos

Curiosamente, a doutrina deve ser encarada como uma revelação, profecia e até mesmo como uma ciência – 1 Coríntios 14:6. Este trecho mostra a importância dos líderes saberem distinguir bem o que é a doutrina de Cristo com o que é ensinamento de sua igreja. O ponto de vista ou interpretação de um líder cristão não tem o mesmo peso de uma doutrina verdadeira. Como podemos ler em 1 Timóteo 4:16, devemos ter cuidado da doutrina, pois podemos salvar a nós mesmos e aos que nos ouvem. Concluímos, por tanto, que o ensino de uma doutrina errada pode arrastar outras pessoas ao engano, trazendo sobre nós o peso da responsabilidade sobre essas vidas.

Nossa doutrina indica nosso modo de viver na fé, como podemos constatar em 2 Timóteo 3:10.


Qual é a doutrina da igreja evangélica? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário