quinta-feira, 1 de julho de 2021

REUNIÃO DE COORDENADORES REGIÃO SERRA CAMBURI NORTE / ES CONTRIBUIÇÕES PARA A EBD Nº 26 04/07/2021 Nas parábolas e encontros com o Senhor Jesus

 REUNIÃO DE COORDENADORES REGIÃO SERRA CAMBURI NORTE / ES CONTRIBUIÇÕES PARA A EBD Nº 26 04/07/2021 




Nas parábolas e encontros com o Senhor Jesus, destacados nos livros dos Evangelhos de Mateus, capítulo 18 (Mt 18); Mateus, capítulo 25 (Mt 25); Lucas, capítulo 12 (Lc 12) e Lucas, capítulo 12, verso 13 ao verso 21 (Lc 12:13-21), busque encontrar o sentido profético que está nos sinais e avisos dirigidos por Jesus aos crentes, e à Igreja nesse tempo que estamos vivendo. Responda cada pergunta com uma frase curta, que melhor atenda à sua necessidade espiritual. 

1 – Na parábola do “credor incompassivo” (Mateus 18:23-35):

 1.1 – Qual foi a maior lição? A lição do perdão. O maior exemplo de perdão foi no último instante de Jesus na cruz (Lucas 23:34). O Espírito Santo derramado sobre a igreja foi o resultado do perdão de Jesus. O perdão, portanto, é um ato de nobreza, que gera vida e comunhão no Corpo (Igreja). O servo não pode dizer que tem comunhão, se não perdoa aos seus conservos. Salmos 133:1 Mateus 6:14 1.2 – Qual foi a designação ou nome dado ao “credor incompassivo”? Malvado. Atributo de quem não perdoa. Foi perdoado, mas não foi capaz de perdoar, pois existia um mal dentro dele. Ou seja, seu coração estava voltado para o material. O grande mal do homem é trocar o espiritual pelo material. Mateus 5:7 Efésios 4:32 Mateus 18:32 Habacuque 3:2 

1.3 – Quais são os resultados citados por Jesus, atribuídos àqueles que não perdoam seu irmão? A oração não será ouvida. Se o perdão traz o benefício da comunhão pelo Espírito Santo, o resultado de não perdoar é não ter a oração recebida, pois, sem comunhão, a oração não surte efeito. Se não há comunhão, não haverá resposta para a oração. Mateus 6:12 Marcos 11:26 Tiago 5:16 2 – Na parábola das “dez virgens” (Mateus 25:1-13), responda: 2.1 Por que um grupo que foi convidado não entrou na festa? Porque se descuidou do preparo. Não vigiaram. Não estavam atentas, nem apercebidas do momento em que o noivo ia chegar. Perderam a luz (sem revelação). Adormeceram espiritualmente. Desviaram-se do profético. Perderam a identidade com a verdade. (João 8:32) 2.2 – Por que naquele momento era necessário que as candeias estivessem acesas? Porque era noite. Para que o noivo pudesse reconhecer a noiva (identidade). Pois este é um momento de trevas, e quem não estiver com a candeia acesa não conseguirá caminhar. 

Quanto mais luz, mais vida, mais identidade. Não basta ter a candeia, ela tem que estar acesa, sendo usada (a instrumentalidade dos servos). As trevas são vencidas apenas com a luz. (Lucas 12:35) 2.3 – Qual o sentido profético de ter as nossas candeias acesas? 

Valorização da revelação. Para identificar a igreja que está andando na revelação. Há hoje um cristianismo que perdeu o olhar profético (cegueira espiritual). 

Viver na luz, na revelação, é para quem entendeu o profético (o kairos, o tempo de Deus), que nos faz valorizar a palavra viva. A falta da luz faz perder a comunhão e a identidade com uma doutrina revelada (I João 1:7). Romanos 13:11,12 João 12:35 3 – 

Quanto à parábola do “servo vigilante” (Lucas 12:35-48), responda: 3.1 – Cite três condições expostas pelo Senhor Jesus na parábola do “servo vigilante”. 

1. lombos cingidos Efésios 6:14 “... tendo cingidos os vossos lombos com a verdade ...” Verdade – Filho – Jesus Corpo ajustado com a doutrina, disciplina, governo.

 2. candeias acesas Luz – Revelação – Espírito de Profecia (Espírito Santo) Sem profecia o povo se corrompe (Provérbios 29:18) 3. servindo em fidelidade Obediência à doutrina do Pai (Palavra – Projeto) Andar na obediência em santificação do Espírito Santo, negando a si mesmo. Lucas 12:37 4. No encontro do Senhor Jesus com o “rico insensato”, por que a palavra LOUCO foi usada com tanta ênfase? Dê dois motivos. 

1. Porque o moço se preparou só para esta vida.

 2. Porque, apesar do encontro com o Senhor Jesus, não sabia que tinha alma. Julgou-se autossuficiente. Os valores materiais subiram ao seu coração. A loucura foi achar que os bens materiais poderiam suprir a necessidade da alma, substituindo o espiritual (eternidade) pelo material. (I Cor 15:19) O autossuficiente nega o corpo, separa-se. (Provérbios 18:1) 

Esquece que um dia vai prestar contas da sua alma ao Senhor (Lucas 16:2 – parábola do mordomo infiel). LOUCO é falto de juízo, ausência do Cabeça (Jesus), sem governo, sem direção, racional, inserido no contexto de um projeto humano, sem vida eterna. Lucas 12:34 Mateus 6:33 Salmo 42:2 5. Em qual parábola o Senhor Jesus usou as mesmas palavras “noite” e “louco” ou “loucas”? Você, meu Irmão, está em condições de pregar sobre este assunto? 

É bom valer-se da ajuda de toda a igreja, porque existem muitas revelações sobre o assunto. Na parábola das dez virgens. Há uma correlação entre as duas parábolas. 

O Senhor mostrando o momento profético e a necessidade da Igreja estar preparada, não sendo negligente nessa hora da noite, mas andando em ativa vigilância (“olhai, vigiai e orai” Marcos 13:33). O noivo está às portas, e vai pedir a alma, e o que temos preparado? Ambas as parábolas falam da necessidade de estar preparado. 6 – Leia Provérbios, capítulo 6, verso 6 (Pv 6:6) e Provérbios, capítulo 30, versos 24 e 25 (Pv 30:24-25), e responda: 6.1. 

O nome do animalzinho que é citado nos dois textos. Formiga. Mostra o que é ser previdente. A necessidade da Igreja, nessa hora do inverno, é estar preparada. Figura do servo de Deus, que vive de forma previdente, pensando no raiar do novo dia com Cristo (Colossences 1:27). As formigas trabalham em equipes, de forma disciplinada (doutrina de Corpo). 6.2 – Por que a formiga é citada no texto acima como a de maior sabedoria? Marque com um “x” na resposta certa. A) A formiga é preguiçosa. B) A formiga não gosta de trabalhar no verão. C) A formiga prepara a sua comida no verão. Resposta letra “C”. 

Verão fala do tempo da dispensação da graça, da oportunidade de salvação a todos. Também fala do calor das provas, mas o Espírito Santo está presente para conceder a direção e as vitórias para a Igreja. A igreja vive o verão (incidência do Sol, igreja cheia do Espírito Santo), ela toma posse da bênção da salvação, do alimento vivo (palavra revelada). 

Mas faz a reserva, preparada para o grande dia do Senhor. Mateus 24:32 Marcos 13:18,19 Sofonias 1:14 6.3 – Como é a vida de um preguiçoso? É boa? Responda “sim” ou “não”. A) Na escola. B) Em casa. C) Na igreja. Não. II Tessalonicenses 3:10 Gênesis 3:19 7. Considerando o “verão” como vida e o “inverno” como morte, qual é o ensino que a formiga nos dá em sabedoria?

 Preparar o alimento espiritual enquanto estamos vivendo, porque embaixo do chão não tem como preparar, já é outra vida. A igreja trabalha no verão para um inverno que vai chegar. 

O inverno é a frieza espiritual, o tempo da apostasia final, quando o homem se acostuma a viver em sua racionalidade. E o Senhor concede ao homem a oportunidade de buscar pela vida (verão). Ele tem dado todas as condições e recursos para que a igreja alcance a bênção da vida eterna. Eclesiastes 12:1 João 9:4 Eclesiastes 9:10 Isaías 55:6



Nas parábolas e encontros com o Senhor Jesus, destacados nos livros dos Evangelhos de Mateus, capítulo 18 (Mt 18); Mateus, capítulo 25 (Mt 25); Lucas, capítulo 12 (Lc 12) e Lucas, capítulo 12, verso 13 ao verso 21 (Lc 12:13-21), busque encontrar o sentido profético que está nos sinais e avisos dirigidos por Jesus aos crentes, e à Igreja nesse tempo que estamos vivendo. Responda cada pergunta com uma frase curta, que melhor atenda à sua necessidade espiritual.


1 – Na parábola do “credor incompassivo” (Mateus 18:23-35):

1.1 – Qual foi a maior lição?


A lição do perdão. O maior exemplo de perdão foi no último instante de Jesus na cruz (Lucas 23:34). O Espírito Santo derramado sobre a igreja foi o resultado do perdão de Jesus. O perdão, portanto, é um ato de nobreza, que gera vida e comunhão no Corpo (Igreja). O servo não pode dizer que tem comunhão, se não perdoa aos seus conservos.


Salmos 133:1 Mateus 6:14


1.2 – Qual foi a designação ou nome dado ao “credor incompassivo”?


Malvado. Atributo de quem não perdoa. Foi perdoado, mas não foi capaz de perdoar, pois existia um mal dentro dele. Ou seja, seu coração estava voltado para o material. O grande mal do homem é trocar o espiritual pelo material.


Mateus 5:7 Efésios 4:32 Mateus 18:32 Habacuque 3:2


1.3 – Quais são os resultados citados por Jesus, atribuídos àqueles que não perdoam seu irmão?


A oração não será ouvida. Se o perdão traz o benefício da comunhão pelo Espírito Santo, o resultado de não perdoar é não ter a oração recebida, pois, sem comunhão, a oração não surte efeito. Se não há comunhão, não haverá resposta para a oração.


Mateus 6:12 Marcos 11:26 Tiago 5:16


2 – Na parábola das “dez virgens” (Mateus 25:1-13), responda:

2.1 Por que um grupo que foi convidado não entrou na festa?


Porque se descuidou do preparo. Não vigiaram. Não estavam atentas, nem apercebidas do momento em que o noivo ia chegar. Perderam a luz (sem revelação). Adormeceram espiritualmente. Desviaram-se do profético. Perderam a identidade com a verdade. (João 8:32)


2.2 – Por que naquele momento era necessário que as candeias estivessem acesas?


Porque era noite. Para que o noivo pudesse reconhecer a noiva (identidade). Pois este é um momento de trevas, e quem não estiver com a candeia acesa não conseguirá caminhar. Quanto mais luz, mais vida, mais identidade. Não basta ter a candeia, ela tem que estar acesa, sendo usada (a instrumentalidade dos servos). As trevas são vencidas apenas com a luz. (Lucas 12:35)


2.3 – Qual o sentido profético de ter as nossas candeias acesas?


Valorização da revelação. Para identificar a igreja que está andando na revelação.

Há hoje um cristianismo que perdeu o olhar profético (cegueira espiritual). Viver na luz, na revelação, é para quem entendeu o profético (o kairos, o tempo de Deus), que nos faz valorizar a palavra viva. A falta da luz faz perder a comunhão e a identidade com uma doutrina revelada (I João 1:7).


Romanos 13:11,12 João 12:35


3 – Quanto à parábola do “servo vigilante” (Lucas 12:35-48), responda:

3.1 – Cite três condições expostas pelo Senhor Jesus na parábola do “servo vigilante”.


1. lombos cingidos 

Efésios 6:14 “... tendo cingidos os vossos lombos com a verdade ...”

Verdade – Filho – Jesus

Corpo ajustado com a doutrina, disciplina, governo.


2. candeias acesas

Luz – Revelação – Espírito de Profecia (Espírito Santo)

Sem profecia o povo se corrompe (Provérbios 29:18)


3. servindo em fidelidade

Obediência à doutrina do Pai (Palavra – Projeto)

Andar na obediência em santificação do Espírito Santo, negando a si mesmo.

Lucas 12:37


4. No encontro do Senhor Jesus com o “rico insensato”, por que a palavra LOUCO foi usada com tanta ênfase? Dê dois motivos.


1. Porque o moço se preparou só para esta vida.

2. Porque, apesar do encontro com o Senhor Jesus, não sabia que tinha alma.


Julgou-se autossuficiente. Os valores materiais subiram ao seu coração. A loucura foi achar que os bens materiais poderiam suprir a necessidade da alma, substituindo o espiritual (eternidade) pelo material. (I Cor 15:19) O autossuficiente nega o corpo, separa-se. (Provérbios 18:1) Esquece que um dia vai prestar contas da sua alma ao Senhor (Lucas 16:2 – parábola do mordomo infiel).

LOUCO é falto de juízo, ausência do Cabeça (Jesus), sem governo, sem direção, racional, inserido no contexto de um projeto humano, sem vida eterna.


Lucas 12:34 Mateus 6:33 Salmo 42:2


5. Em qual parábola o Senhor Jesus usou as mesmas palavras “noite” e “louco” ou “loucas”?

Você, meu Irmão, está em condições de pregar sobre este assunto? É bom valer-se da ajuda de toda a igreja, porque existem muitas revelações sobre o assunto.


Na parábola das dez virgens. Há uma correlação entre as duas parábolas. O Senhor mostrando o momento profético e a necessidade da Igreja estar preparada, não sendo negligente nessa hora da noite, mas andando em ativa vigilância (“olhai, vigiai e orai” Marcos 13:33). O noivo está às portas, e vai pedir a alma, e o que temos preparado? Ambas as parábolas falam da necessidade de estar preparado.


6 – Leia Provérbios, capítulo 6, verso 6 (Pv 6:6) e Provérbios, capítulo 30, versos 24 e 25 (Pv 30:24-25), e responda:

6.1. O nome do animalzinho que é citado nos dois textos.


Formiga. Mostra o que é ser previdente. A necessidade da Igreja, nessa hora do inverno, é estar preparada. Figura do servo de Deus, que vive de forma previdente, pensando no raiar do novo dia com Cristo (Colossences 1:27). As formigas trabalham em equipes, de forma disciplinada (doutrina de Corpo).


6.2 – Por que a formiga é citada no texto acima como a de maior sabedoria? Marque com um “x” na resposta certa.

A) A formiga é preguiçosa.

B) A formiga não gosta de trabalhar no verão.

C) A formiga prepara a sua comida no verão.


Resposta letra “C”. Verão fala do tempo da dispensação da graça, da oportunidade de salvação a todos. Também fala do calor das provas, mas o Espírito Santo está presente para conceder a direção e as vitórias para a Igreja. A igreja vive o verão (incidência do Sol, igreja cheia do Espírito Santo), ela toma posse da bênção da salvação, do alimento vivo (palavra revelada). Mas faz a reserva, preparada para o grande dia do Senhor.


Mateus 24:32 Marcos 13:18,19 Sofonias 1:14


6.3 – Como é a vida de um preguiçoso? É boa? Responda “sim” ou “não”.

A) Na escola.

B) Em casa.

C) Na igreja.


Não. 

II Tessalonicenses 3:10 Gênesis 3:19


7. Considerando o “verão” como vida e o “inverno” como morte, qual é o ensino que a formiga nos dá em sabedoria?


Preparar o alimento espiritual enquanto estamos vivendo, porque embaixo do chão não tem como preparar, já é outra vida.


A igreja trabalha no verão para um inverno que vai chegar. O inverno é a frieza espiritual, o tempo da apostasia final, quando o homem se acostuma a viver em sua racionalidade. E o Senhor concede ao homem a oportunidade de buscar pela vida (verão). Ele tem dado todas as condições e recursos para que a igreja alcance a bênção da vida eterna.


Eclesiastes 12:1 João 9:4 Eclesiastes 9:10 Isaías 55:6