quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

ICM - RESPOSTAS DAS PERGUNTAS DA EBD 13/02/22

 RESPOSTAS DAS PERGUNTAS DA EBD 


1 – Dando continuidade ao assunto que está sendo tratado sobre as “bodas de Caná da Galileia”, lendo o verso 7 do capitulo 2, do Evangelho de João, qual o Entendimento Profético que podemos chegar a partir da expressão: “... Enchei d’água essas talhas...” e o número 6 (seis) a elas referido? 

R.: As talhas representam a vida do homem que está a disposição para obedecer a vontade de Jesus. A medida que o homem se submete a vontade de Deus, ele sofre uma transformação em seu entendimento. Passa a entender que tudo que ele traz com ele (cultura, conhecimento, razão, bens, etc...) não é capaz de lhe revelar o mistério da salvação, porque o mistério da salvação está relacionado a Obra Redentora e tudo que ´trazemos conosco faz parte da Obra Criadora. Porém quando o homem se dispõe a obedecer o Senhor passa a usar seus talentos para o reino de Deus. As talhas eram de pedra que representa a dureza do coração o coração do homem até ter o encontro com Jesus. Neste momento acontece o milagre da transformação. 

Deus revela então o mistério da salvação! “... Sede transformados pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2 “agua nas talhas, batismo nas aguas, agua transformada em vinho, batismo com o ES. 

A) O Primeiro Vinho; Primeiro vinho – Velho Testamento (está relacionado a antiga aliança/lei que assim como este vinho não foi suficiente, a lei também não foi suficiente para a salvação, indicando a necessidade da graça que é o novo pacto/nova aliança). Podemos fazer uma relação com o texto de João 4:13-14 onde Jesus fala para a mulher samaritana que a água que ela estava indo buscar não era suficiente para dessedentar a sede da alma dela, indicando uma necessidade de uma outra água de uma fonte que jorra para a vida eterna. Assim como no texto de João 1:26, João vai mostrar também a necessidade de um segundo batismo, mostrando que o primeiro não é suficiente para a salvação. Jesus é aquele que vem trazer o novo batismo (segundo vinho/ES). 

B) Faltou o Vinho; Na festa de casamento em Israel, um dos principais elementos era o vinho. A falta do vinho indicava que os que eram responsáveis pelo preparo da festa não estavam compromissados com noivo, podemos relacionar esse fato com a posição que Israel tomou, não cumprindo aquilo para o qual foi chamado. Há um período entre o velho e novo testamento que é chamado de período Inter bíblico, onde Deus deixa de falar, não há mais profecia. então conseguimos identificar de forma bem clara este fato como sendo a falta do vinho, neste período o homem precisou suprir por seus próprios meios esta falta, e isso se da através do surgimento de filosofias humanas e teologias vazias, porém nenhum destes artifícios conseguiu suprir a falta do vinho. 

2 – No contexto histórico e profético da igreja, que está no texto de João 2:1-12, destaque a operação do Espírito Santo, considerada na figura do vinho, nos seguintes casos: 

C) O Milagre; Na festa em Caná, haviam inúmeras pessoas (importantes, inteligentes, intelectuais, com influência) porém na falta do vinho nenhuma delas pode ajudar, mostrando que só Jesus tem poder para operar o milagre, e Ele o faz na hora que Ele quiser “.. Ainda não é chegada a minha hora.” João 2:4. 

O milagre só acontece na obediência, assim como foi na situação de Lazaro quando Jesus deu a ordem para que a pedra fosse tirada, em João 11:39, o milagre da salvação não acontece de forma aleatória, há um processo e podemos associar também a Sulamita que prepara um quarto para o homem de Deus, em 2 Reis 4:10, assim o Espirito Santo prepara o nosso coração para recebermos a revelação de Jesus. Ninguém dos que estavam com Jesus puderam operar o milagre que até aquele momento era um mistério, mostrando que quem revela este mistério é Jesus. 

D) O bom (melhor) vinho; O vinho que era oferecido naquela festa, tinha em seu processo de fabricação a fermentação, onde através da ação de algumas bactérias, tem-se o mosto e logo o vinho, este processo esta diretamente relacionado a obra criadora, que produz para esta vida, e produz dentro dos seus limites, porém quando Jesus opera o milagre da transformação da agua em vinho Ele revela o mistério do universo redentor, onde nada que é natural ou humano pode interferir. 

O vinho que é oferecido ao mestre sala, é melhor porque não sofreu a ação ou interferência do homem, também no processo de fabricação do vinho de forma natural há a pisadura das uvas, onde há um esforço da parte do homem, demanda conhecimento humano, e há um limite para quantidade, já o vinho que Jesus oferece ele é ilimitado, porque é derramado sem medida, quando Jesus diz que não é chegado a hora dele isto também é profético, naquela festa ele transforma seis talhas de agua em vinho, mas quando a hora dele é chegada ele derrama o melhor vinho de forma abundante (Is 53:5 – Is 63:3) 

E) O Noivo pode vir; Esta é a expressão da noiva que esta preparada, que junto com o mestre sala (Espirito Santo), diz vem – (Ap. 22:17)! A noiva que não se embriagou com o vinho da contenda, mas esta cheio do Espirito (Ef. 5:18), É a expressão da noiva que não esta conformada com este mundo, mas que sente o desejo de encontrar com seu amado nas alturas, deseja entrar nas bodas do cordeiro. A noiva que tem um compromisso, e que vela por este compromisso, que se empenha para obedecer aquilo que o PAI determinou, concernente ao seu FILHO. 

3 – Qual a figura profética que esta representada pelo mestre sala: O Espirito Santo, aquele que é intimo do noivo, e que discerne qual vinho é agradável. Para as CIAS 

4 – Quem pode transformar a agua em vinho? Resposta: JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário