quarta-feira, 21 de abril de 2021

Ensine seus filhos a andar no caminho do Senhor - Provérbios 22:6

 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.


Provérbios 22:6



Ensine seus filhos a andar no caminho do Senhor


Nós como cristãos devemos ensinar nossos filhos o caminhos do Senhor. ... devemos firmar esse compromisso, precisamos dar o exemplo para os nossos filhos e, antes de ensiná-los, nós é que devemos trilhar os caminhos de Deus. Devemos dar exemplos aos nossos filho e nós pais somos o maior exemplo para eles.


Filhos são herança do Senhor, herança divina, uma das bênçãos mais importantes que já recebemos. Mas o maior desafio é ensiná-los e fazer eles permanecer no caminho, fazer da vida espiritual uma fortaleza para seu filho e construir uma estrutura sólida que irá acompanhá-lo para a vida. 


Existe um testo em provérbios que diz: Instrua a criança segundo os objetivos
que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Devemos fazer de tudo que está ao nosso alcance para cumprir esse compromisso que colocamos diante do senhor.

Antes te dar 3 dicas para educar os filhos no caminho de Deus, temos que entender algumas coisas.

O mundo mudou:

Isso mesmo você pode ate não acreditar.. o mundo já estas no maligno, você sabe o quanto as pessoas e os valores morais mudaram, Mas para uma criança, nada mudou, já que ela só conhece o mundo que foi apresentado para ela, e o que as pessoas a ensinam. Daí vemos o quanto é tão importante educarmos da maneira correta.


As famílias mudaram:

De certo forma, a família continua a mesma(Cristã), tendo como base o casamento e os filhos que formam a sociedade. Mas, se formos parar para analisar, a estrutura familiar tem sido abalada por vários motivos, e quero apresentar a vocês 3 delas:


Veja os 3 motivos porque as famílias estão Abaladas:


1/3As famílias estão enfraquecendo.

É de assustar o número de pessoas que desistem dos seus casamentos: o índice de divórcio no Brasil e no mundo cresce cada dia mais na última década. Com isso, teremos crianças sem base cristã e vive com o emocional abalado sem condições de enfrentar as crises da vida.


2/3) Cada dia convivendo menos com seus filhos

Os pais têm estado cada vez mais ocupados no trabalho, seja para prover o sustento da família ou para acumular bens. Como consequência, os pais têm tido negligenciado a formação moral e espiritual de seus filhos.


3/3Os filhos para se defender criam sua própria personalidade.

Para sobreviver no meio desse vendaval de informações contrarias, os filhos crescem sem uma direção paterna ou materna, sem sonhos e escolhas de profissões e relacionamentos. Com isso, os amigos, internet e outros meios de comunicação, serão os seus professores, fazendo com que os valores familiares percam a força.


3 dicas para educar os filhos no caminho de Deus

1) Não perca os valores

Os valores de Deus nos foram deixados para vivermos e ensinarmos nossos filhos. O versículo 1 diz: "Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram (...)" (Deuteronômio6:1).

A responsabilidade é sua , não fuja! A escola e a igreja têm suas responsabilidades, mas não pense que os seus filhos irão aprender esses valores lá, os valores são aprendido dentro de casa.  É por isso que a Bíblia recomenda: "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Viver os valores eternos de Deus não é fácil, mas não podemos desistir. Mesmo contra a "enxurrada" de informações erradas, devemos escolher viver e ensinar os valores que Deus nos deixou na Sua Palavra.


2) Cuide de sua saúde espiritual

A sua saúde espiritual é fundamental para uma família saudável e muito importante na criação dos filhos. Por exemplo, se você dá muita importância às coisas de Deus, seus filhos irão querer fazer o mesmo. Se seus filhos veem você lendo a Bíblia e orando, eles vão entender que isso é fundamental.


3) Priorize seus filhos

Se você pensa em fazer as coisas de forma qualquer e acha que seu filho não vai notar como você é, então não seja pai ou mãe, pois antes de termos filho vivemos exclusivamente para nos, mais quando os filhos vem, direcionamos nossas forças e atenção totalmente para eles. Veja o que a Bíblia diz: "Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar" (Deut.6:7).

 A preocupação em educar os filhos no caminho de Deus deve acontecer o tempo todo, pois a escola, a televisão, as amizades, a internet, etc, expõem valores que na maioria das vezes não condizem com os ensinamentos bíblicos. Educar o caráter é o principal investimento que você pode fazer por seus filhos! O resto (conhecimento, dinheiro, carreira, etc) ele pode aprender com o tempo.

Ensine-os as doutrinas e valores da igreja, sempre destacando os aspectos positivos de se viver em comunhão com os irmãos e com ele mesmo.

14Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".

Amem!




Estudo e conhecimento - Mensagem do - Salmos 121 - psalm 121




Estudo e conhecimento do - Salmos 121 - psalm 121

 O Salmo 121 é o 121º salmo do Livro dos Salmos , começando em inglês na versão King James : "Levantarei os meus olhos para as colinas, de onde vem o meu socorro." 

Na versão da Septuaginta grega da Bíblia e na Vulgata latina , este salmo é o Salmo 120 em um sistema de numeração ligeiramente diferente. 

Em latim, é conhecido como " Levavi oculos meos in montes ". [1] 

É um dos 15 salmos categorizados como Canção das Subidas ( Shir Hama'alot ), embora ao contrário dos outros, comece com Shir LaMa'alot (Uma canção para as subidas).

O salmo é uma parte regular das liturgias judaica , católica , luterana , anglicana e outras liturgias protestantes. Foi musicado em vários idiomas. 

Felix Mendelssohn incluiu um trio em suas três vezes . Leonard Bernstein usou o salmo em sua missa .


Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Psalm_121


O que diz o Salmo 121?

1. Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
2. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.



Uma pequena contribuição - Mensagem - Salmos 121


hoje no mundo em que vivemos estamos vivendo momentos muito difíceis... Muitas vez olhamos para os lados em meio da angustia e perseguição e não vemos solução para os nosso problemas... 


Mais, quando tomamos a postura  de para de olhar para os montes, e passamos a olhar para cima além dos montes, as duvidas cessam, pois deixamos de olhar para aqueles  que estão em nossas volta nos oprimindo e passamos a olhar e depender do impossível.... 


Lembramos, que no passado, os inimigos cercavam a cidades que queriam tomar como posse.... tomavam os montes, e para quem olhava para os monte só via o exercito inimigo.... 


Mais o salmista esse salmos 121 nos ensina uma estrategia para parar de olhar para os inimigos, para de olhar para os montes e passar a olhar para após os montes, isso é, além dos montes..


Quando passamos a olhar além dos monte, assim começamos a ver o Senhor de que nos tem socorrido e nos sustentado.


Autor: Deus

Escrita: Jesus

Inspiração: Espirito Santo




O pastor Edward Hemming Dodd foi o segundo presidente da Igreja Cristã Maranata..

O pastor Edward Hemming Dodd foi o segundo presidente da Igreja Cristã Maranata..




O Pastor Edward Hemming Dodd foi um verdadeiro servo de Deus, sempre fiel na realização da Obra do Espírito Santo. Edward Dodd foi o segundo Presidente da Igreja Cristã Maranata. Deixou um testemunho poderoso nos corações daqueles que o conheceram como um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, manso e humilde de coração. A história do pastor Dood é uma composição de lutas e grandes vitórias, exemplo de dignidade que a todos engrandece, sem nunca exigir nada, exceto de si próprio em fidelidade, preserverança, testemunho, fé e competência.

Edward Hemming Dodd nasceu em um lar evangélico, na cidade de São Paulo, em 25 de abril de 1919. Seu pai, George Saville Dodd, nasceu na Jamaica, possessão inglesa, e sua mãe, Edith Gladys Hemming Dodd, na Inglaterra. George Dodd imigrou para o Brasil para chefiar o corpo de engenheiros da empresa responsável pela urbanização de São Paulo, inclusive do bairro do Morumbi. Em São Paulo, uma das avenidas tem o nome de seu pai (Avenida George Saville Dodd).

O lar dos Dodds estava sempre aberto aos missionários que passavam por São Paulo. Em razão de sua hospitalidade, o lar da família foi citado no livro “Aventuras Missionárias no Brasil” como um verdadeiro oásis espiritual. Os encontros de Edward Dodd com missionários, que foram hóspedes em sua casa, contribuíram para que ele se despertasse para uma vida de dedicação a Deus. Na companhia de sua mãe, aos cinco anos de idade, Dodd entregou seu coração ao Senhor Jesus. Aos treze anos foi batizado pelo pai, que tinha sido consagrado como pastor.

Ao chegar o momento de ingressar na Marinha inglesa, um objetivo que acalentava desde a adolescência, tomou a decisão de se tornar um Pastor missionário. Em 1945, em meio à guerra, viajou para os Estados Unidos para estudar no Moody Bible Institute, o Seminário mais conceituado da época.
Ao retornar ao Brasil, em 1948, concluiu seu curso pastoral e recebeu o título de doutor em Teologia e foi recebido como Pastor da UESA – União Evangélica Sul Americana.

Foi ordenado pastor, tendo recebido imposição das mãos dos missionários da Missão Evangelizadora Sul Americana, à qual estava ligado. Foi indicado para o cargo de Professor do Seminário e Instituto Bíblico da UESA, sediado em Anápolis, Goiás. Pouco depois, aceitou convite para ensinar em Seminário da UESA (União Evangélica Sul Americana), em Pedra de Guaratiba, no Estado do Rio de Janeiro. Em Pedra de Guaratiba, teve como um de seus alunos o pastor Jonas Marques.

Em 1950, Edward casou-se com Sara Victalino Gueiros.

Em 1951 o casal foi para Anápolis, continuar o trabalho no seminário e Instituto Bíblico, ele como Diretor interno e ela como professora. Sua esposa, Sara, dedicou-se ao ensino de crianças e jovens e a lecionar no mesmo Seminário.

Em 1952, Edward voltou com a família para São Paulo e assumiu o pastorado da Igreja Cristã Evangélica.

Entre 1961 e 1965 dirigiu o Departamento de Missões das Igrejas Cristãs e Congregacionais do Brasil e Portugal.

Em 1965, o casal deu início a uma igreja no Leblon. Sua esposa, Sara, estabeleceu uma escola, localizada em uma favela, voltada para o ensino de crianças e adolescentes analfabetas, a fim de prepará-las para o ingresso no sistema público de educação. Como resultado dos trabalhos nessa escola, denominada Sarah Kalley, Sara conseguiu alfabetizar e colocar 220 alunos na rede escolar.

Poucos anos depois, o Pastor Dodd foi batizado com o Espírito Santo, momento em que ele descreve como de grande alegria e profunda paz. Como resultado dessa experiência, o Pastor Dodd transbordava de felicidade e glorificava a Deus. Seu testemunho foi: “Estou sentindo um gozo maravilhoso e uma profunda paz. Estou transbordando de felicidade!” Aleluia! Glória a Jesus! Deus me ouviu e me batizou com o Seu Espírito, quando estávamos sozinhos, o Senhor e eu.”

Foi, então, recebido na Igreja Cristã Maranata, tendo iniciado sua primeira congregação no Rio de Janeiro, já no ano de 1968.

Nos 10 anos seguintes, o Pastor Dodd estabeleceu inúmeras congregações da Igreja Cristã Maranata no Estado do Rio de Janeiro.

Em 1978 Deus o chamou para trabalhar no Presbitério em Vila Velha, tendo sido designado Secretário Geral do Presbitério da Igreja Cristã Maranata e passou a pastorear várias igrejas.

Em 1984, o pastor Dodd recebeu do Senhor o encargo de orientar o trabalho com crianças e adolescentes e instrução para os pais. Ele e a esposa trabalharam neste grande seara. Deixou uma marca da mesma forma que outros que serviram ao Senhor neste ministério. O pastor Dodd pontificou seu trabalho no atendimento às crianças e adolescentes e jovens, meta atingida cujos resultados continuarão como frutos que dignificam seu nome como servo para honra e a glória do nome do Senhor Jesus. Este notável trabalho se estendeu por todo o Brasil e exterior.
Em 1986 assumiu o cargo de Presidente do Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata, diante da partida do querido pastor Manoel dos Passos Barros, promovido à gloriosa presença do Pai celeste.

Esteve como presidente do Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata de 1986 até o seu falecimento em 7 de julho de 2007.
O Pastor Edward Hemming Dodd foi um servo de Deus, sempre fiel na realização da Obra do Espírito Santo, um verdadeiro exemplo de dignidade, fidelidade e perseverança no trabalho do Senhor.





Fonte e Criação do Post: ICM - Igreja Crista Maranata