quarta-feira, 2 de junho de 2021

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 30/05/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 30/05/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES









 COMENTÁRIO

Em estudos anteriores ficamos informados de que “a parábola das dez virgens”, além de se referir profeticamente ao tempo ou momento do arrebatamento, o Senhor Jesus adverte o crente da necessidade de estar preparado, em vigilância, como Igreja.


RECORDANDO

Depreende-se que o Pai do noivo é Deus Pai:

1. Que preparou a festa;

2. Fez o convite para as bodas do seu Filho Jesus, e

3. Deu aos convidados uma veste nupcial (santificação).


1 – A) Todas as virgens deviam possuir as candeias para participar da festa?


SIM. O chamado é para todos, e sem a candeia não era possível participar da festa.


1 – B) Por quê?


A candeia tinha a função de identificar quem a utilizava. Ninguém sabia a que hora viria o noivo, e se ele viesse de noite, seria necessária a cadeia para a identificação.


2 – A) Por que cinco virgens não entraram na festa?


Porque a lâmpada, ou candeia, estava apagada. Faltou vigilância e, por isso, não tinham azeite de reserva, motivo pelo qual as lâmpadas se apagaram. Elas não valorizaram o momento profético (estavam espiritualmente adormecidas). Para ter azeite de reserva, é necessário estar em santificação do Espírito Santo. Não tinham a identificação (a luz no rosto).


2 – B) E por que o Senhor Jesus, quando proferiu a parábola, chamou-as de “loucas”?


O Senhor Jesus as chamou de loucas, porque não se prepararam, esqueceram-se do óleo e não deram valor ao convite do Pai (candeia estava oca, vazia). Não estavam preparadas. Tinham conhecimento do projeto de salvação (sabiam que o noivo chegaria), ainda assim não se atentaram para o azeite de reserva. Não valorizaram o convite. Candeias vazias – vidas vazias. Não atenderam aos requisitos necessários para a festa. Não entenderam o momento profético.


Filipenses 2:12 Provérbios 13:16 Lucas 12:20


3 – Quanto às virgens loucas:


A) Quais foram os resultados que ficaram evidenciados na falta de vigilância e descaso ao convite do Pai, no caso da parábola das dez virgens?

Desespero, trevas, clamores de angústia, arrependimento. A consciência de que deixou de entrar na festa (teve a oportunidade e desprezou o convite). Perdição eterna (terrível dia). 


Sofonias 1:14-15 (alvoroço, trevas, angústia)

Mateus 25:51 (pranto e ranger de dentes)


B) Cite alguns.


- Vestes desalinhadas

- falta de identidade – sem a luz no rosto.

- rejeitadas.

- a porta fechada.


Sem a Luz (Espírito Santo) é impossível ser identificado para entrar na eternidade. Estavam desalinhadas ao que se esperava para uma noiva preparada. Sem as vestes nupciais (vestes de salvação). Foram rejeitadas.


4 – Para um servo, o que significa ser convidado, nesse tempo, e não se preparar? O perigo de dormir sem reserva de óleo.


Ficará de fora do arrebatamento. Foi chamado, rejeitou não se preparando para o momento do arrebatamento. Não basta aceitar a salvação e estar despreparado.


I Cor 11:30 Mat 24:48 Lucas 6:48 Lucas 14:17 e 24

Mateus 25:11 Cantares 5:6-7


5 – Complete as palavras abaixo para fazer uma diferença entre “rejeição” e “salvação”.











6 – Responda, com um versículo bíblico que está no capítulo do Evangelho de Mateus, à pergunta do item “a”.


A) Todos os chamados serão escolhidos?


NÃO. 

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Mateus 22:14

“E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” Jeremias 29:13


B) Haverá segunda chamada depois que a porta se fechar? Sim ou Não? Cite o texto.


NÃO.

“Em verdade vos digo que vos não conheço.” Mateus 25:12

Sem o Espírito Santo não haverá o convencimento para o homem, e também não haverá santificação, uma vez que o Espírito Santo será retirado.


C) Haverá uma outra festa programada para a Igreja? Sim ou Não? Por quê?


As bodas, para a igreja, encerrarão o período da graça para os gentios. O casamento é único. O noivo é um só e a igreja fiel é única também (igreja gentílica).

 “...vindas são as Bodas do Cordeiro, e já sua esposa se aprontou” Apocalipse 19:7


7 – Qual foi a resposta do noivo ao pedido das loucas para entrar na festa? Cite o versículo.


“... Em verdade vos digo que vos não conheço.” (Mat 25:12)


Não foram identificadas (sem identidade com a eternidade) pois não tinham luz. A igreja que será arrebatada será conhecida do noivo. Precisamos estar atentos ao tempo de Deus, através dos sinais proféticos.


Mateus 7:21 Mateus 24:42


RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 30/05/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES