quarta-feira, 5 de maio de 2021

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 02/05/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES

 

TÓPICOS DAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 02/05/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES





ENCONTROS COM JESUS

Parábola do credor incompassivo

Texto bíblico: Mateus 18:28-35

Assunto: Perdão


1 – No texto anterior (Mateus 18, versos 24 a 26), qual foi o valor da dívida e o que foi apresentado ao credor para pagá-la? 

Responda à pergunta fazendo uma comparação de valores para Deus, lendo o texto de Mateus de 26:16.

A alma. 


A pergunta contém três interrogações.

1ª. Qual o valor da dívida? 

10 mil talentos, que representa uma dívida impagável.

1 talento = 6 mil denários (1 denário era o valor de um dia de trabalho).

Necessitaria 128 anos de trabalho (o homem não viveria o suficiente para pagar). Mostrando a grandeza do valor que Deus dá à alma.

2ª. O que foi apresentado ao credor para pagar a dívida?

Foi apresentada uma solução para ele, no verso 25 “... o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos”. A dívida iria comprometer toda sua família.

3ª. Responder fazendo uma comparação com Mateus 16:26.

O preço do resgate por nossa alma é impagável, não temos recursos. Mesmo o homem dando tudo o que tem, não consegue salvar sua alma. O preço da alma do homem é caríssimo (Salmo 49:8). Mas a vida eterna é um dom gratuito de Deus (Romanos 6:23).


Lucas 12:20 Salmos 116:12 I Cor 6:20 I Pe 1:18


2 – Em sequência ao estudo, quais foram os resultados, ou seja, na prática, quais são os reflexos da atitude errada do credor incompassivo?

A) Para a família:

A atitude errada do credor atrai uma opressão sobre a sua família, ficando esta refém da dívida. O lar fica sem governo e, consequentemente, a família dispersa. Ele estava na graça, mas entrou na razão, e caiu no materialismo. Voltou à antiga condenação. Com a prisão, perdeu tudo, deixando a família destruída.


Números 14:18 “O Senhor ... visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.”


B) Para a igreja:

A ausência da doutrina gera confusão, questionamento e desentendimento. 

No verso 31 diz que “... seus conservos ... contristaram-se muito ...”, ou seja, a sua atitude causou tristeza para a igreja (conservos).


A igreja mostra gratidão pela dívida paga (culto ao Senhor, que edifica o Corpo), mas a falta de perdão é um ato de ingratidão (que não edifica), contrário ao da igreja. Com esta atitude, ele quebrou a comunhão com o corpo, causando divisões (Judas 1:19).


C) Para a vida pessoal do credor:

Caiu da graça, perdendo a salvação, o que trouxe para ele um juízo. Desconsiderou o fato de que era um servo devedor, e, com isso, foi entregue ao inimigo atormentador. 


Não transmitiu a herança recebida, perdendo a direção do Espírito Santo. Esqueceu do perdão que recebeu, quando não perdoou a dívida do seu conservo. Não pôs em prática o ensino que recebeu do Senhor. Não valorizou a misericórdia.


II Pedro 2:22 I Pedro 2:21 Hebreus 2:3 II Reis 4:2-7


3 – Quem foi, no caso, o maior devedor?


Havia 2 devedores. O maior foi o que devia 10 mil talentos, ou seja, o credor incompassivo, que demonstrou falta de compaixão. Ao não perdoar seu conservo, sua dívida ficou maior. Voltou ao estado inicial, porém ainda pior.


Lucas 11:26 “... e o último estado deste homem é pior do que o primeiro.”


4 – Com qual nome, ou adjetivo, o Senhor Jesus classificou aquele credor?


Servo malvado (verso 32).


5 – Qual o significado da palavra “malvado”?


Do original grego: poneros. Mal caráter, doente, prejudicial, perverso e lascivo. Dissimulado. De índole perversa. Foi assim classificado porque deixou de perdoar e ter misericórdia do seu conservo. Quando não perdoamos, e não agimos com misericórdia, também não alcançamos misericórdia (Mateus 5:7).


A maldade já estava no coração dele, por sua índole perversa. Ele mostrou-se servo dele mesmo, servindo a sua própria natureza carnal. Colocou-se numa condição superior ao seu conservo diante do Senhor (Filipenses 2:3,4).


Mateus 6:12 Mateus 24:48-51 Mateus 25:26 Atos 7:60


6 – A turma que viu a atitude do credor, foi ao seu senhor. Na prática:


A) A quem devemos denunciar?

verso 31 “... foram declarar ao seu senhor ...”. A Deus Pai, em nome do Senhor Jesus (João 14:13). Aquele que tem poder de perdoar ou realizar o juízo. (Tiago 5:16 e Heb 7:22,25). Não devemos buscar o juízo por nós mesmos, e sim buscar a justiça do Senhor. Ele é o justo juiz. Os conservos foram ao Senhor.


B) Qual a forma correta e o meio de denunciar?

Por meio da oração, da comunhão no corpo (recursos da graça). Usando a doutrina do Sacerdócio Universal do Crente. (Mateus 6:6; Mateus 7:7)


Todos tinham acesso ao Rei, todos podiam ir ao Rei. Mantendo a unidade do corpo. Sem alimentar ódio contra ninguém. Buscando ao Pai, em nome do Senhor Jesus. (I Pedro 5:7)


Se não utilizarmos os meios corretos, a situação ocorrida pode provocar más conversações na igreja. (I Coríntios 15:33)