sábado, 18 de setembro de 2021

TÓPICOS DAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 19/09/2021 ASSUNTO PARÁBOLA DA REDE. TEXTO EVANGELHO DE MATEUS, CAPÍTULO 13, VERSÍCULOS 47 E 48 (Mt 13:47-48)

 TÓPICOS DAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 19/09/2021 




ASSUNTO PARÁBOLA DA REDE. TEXTO EVANGELHO DE MATEUS, CAPÍTULO 13, VERSÍCULOS 47 E 48 (Mt 13:47-48). 

REVISÃO As quatro primeiras parábolas do capítulo 13 de Mateus, foram proferidas para um público composto de religiosos, discípulos e o povo em geral. 

A explicação da segunda parábola juntamente com as três últimas proferidas pelo Senhor Jesus, foram dadas aos seus discípulos em particular na casa em que moravam. 

PERGUNTAS PARA TODOS 

1. Por que o Senhor Jesus não quis ou por que Se esquivou de comentar a segunda parábola, bem como de proferir as demais parábolas - a do tesouro, a das pérolas e a da rede?

 Resposta: porque os mistérios do reino: a. só tem valor para o crente fiel. 

b. porque a revelação dos mistérios ficou sob a responsabilidade do Espírito Santo. 

2. Cite os números dos versículos, que de modo semelhante se referem a juízos que estão determinados aos infiéis, encontrados no comentário da segunda parábola (TRIGO E JOIO) e a sétima parábola (DA REDE) feitos pelo Senhor Jesus. Resposta: Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 40 e 42 (Mt 13:40-42 e Evangelho de Mateus, capítulo 13, verso 50 (Mt 13:50). 

3. Quem são os responsáveis, citados pelo Senhor Jesus, na segunda e sétima parábola para fazer a separação ou a ceifa? Cite o número do verso. Resposta: os anjos – versos 39 e 49 do capítulo 13 do Evangelho de Mateus. 

 4. Na prática, por quais motivos os anjos irão separar os filhos do reino dos filhos do maligno e separar os cestos dos peixes bons, dos ruins? Cite os motivos do texto. Resposta: a. Versículo 41 – tudo que causa escândalo e os que cometem iniquidade. b. Versículo 49 – os crentes maus serão retirados. 

5. “... Entendestes todas as coisas? ...” (Mt 13:51) – Sim ou não? 6. a. Agora, você está instruído sobre o reino dos céus? b. Será que entendeu o valor do tesouro? 

RECOMENDAÇÃO Leia o Evangelho de Mateus, capítulo 13, verso 43, e lembre-se que você já está justificado, a luz da revelação resplandeceu em sua vida e o Reino do Pai – do seu Pai. 

Você é DELE – tem ouvidos para ouvir o que é do Espírito, e não da letra. Encerre este estudo sozinho(a), ou com todos os irmãos ou irmãs de joelhos (se puder). CONFESSE E GLORIFIQUE PELA VITÓRIA NESTA OBRA. A PAZ DO SENHOR!