sexta-feira, 16 de abril de 2021

Porque a Salvação é pela Graça?

 


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Efésios 2:8-9

A vida neste mundo acaba, mas a alma é eterna. Jesus disse:

“Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”

Marcos 8:36

Somente através de Jesus nós somos salvos e alcançamos vida eterna. Mas a salvação não se alcança pelas obras ou porque merecemos, por achar que somos bons. A salvação é pela graça, através da fé em Jesus.

Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados. Toda a graça de Deus está revelada na pessoa maravilhosa do Senhor Jesus. A Bíblia nos conta como a graça de Deus alcançou um homem chamado Zaqueu (Lucas 19:1-10).

Zaqueu era chefe dos publicanos. Os judeus não gostavam dos publicanos, pois eles eram cobradores de impostos, e a maioria deles ficavam ricos cobrando impostos além do que era devido. Eles viam Zaqueu como um homem pecador, que fazia aquilo que não agradava a Deus. Se nem as pessoas gostavam de Zaqueu, como Jesus ia gostar dele? Bem, Jesus ama a todos, e por isso, ele amava a Zaqueu como todas as outras pessoas. Zaqueu queria muito ver a Jesus. Que coisa boa quando alguém quer se aproximar de Jesus. Só que havia uma multidão que o impedia. Zaqueu pensou rapidinho:

“Eu sou baixinho e não vou conseguir ver Jesus porque a multidão não vai deixar! Já sei! Vou subir numa árvore, e lá de cima eu vou conseguir ver Jesus!”.

Assim, Zaqueu correu adiante, subiu na árvore, e ficou esperando Jesus passar. Que surpresa ele teve quando, de repente, Jesus parou embaixo da árvore e o chamou pelo nome. O coração de Zaqueu bateu forte!

“Como ele me viu aqui em cima e sabe que me chamo Zaqueu?”

Zaqueu não sabia que Jesus é Deus, e sabe de todas as coisas. Ele conhece cada um de nós. Ele sabe o nosso nome. Conhece os nossos pensamentos, sabe o que estamos fazendo. Conhece quando estamos tristes, quando precisamos de ajuda. Por isso, sempre devemos ir até Jesus, pois Ele nos ama! Jesus disse mais:

“Hoje vou pousar em tua casa”

Nesse momento, a multidão começou a falar mal de Zaqueu. Falavam sobre os seus pecados e não gostaram que Jesus tinha entrado na casa de uma pessoa pecadora. A multidão sempre atrapalha. Ela representa tudo aquilo que quer nos impedir de chegar até Jesus. Mas Jesus não se importou com a multidão. Ele entrou na casa de Zaqueu e o Espírito Santo começou a operar no seu coração. Zaqueu confessou o seu pecado, as suas falhas, e Jesus o ouviu com amor. Já pensou? Jesus não acusou Zaqueu, nem apontou os seus pecados. Jesus viu que Zaqueu queria que Ele morasse no seu coração e estava disposto a obedecê-lo. Viu a sinceridade daquele homem e disse:

“Hoje veio salvação a esta casa”

No momento que Zaqueu deixou Jesus entrar na sua vida, a sujeira, o pecado foi saindo e a alegria da salvação, a paz e a certeza da eternidade entraram no seu coração. Jesus disse para todos:

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”

Você viu? A salvação é pela graça. Zaqueu não merecia, mas Deus viu a sinceridade do coração dele, e por isso, ele foi alcançado pela graça de Deus. Ele creu em Jesus como o seu único Salvador e Jesus fez morada no seu coração. Que alegria! Então, hoje, aprendemos que a salvação é pela graça, por meio da fé em Jesus:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Efésios 2:8-9


Você sabe o que é viver no corpo? Igreja corpo de Cristo

 



Você sabe o que é viver no corpo? Igreja corpo de Cristo.. Icm Maranata.


“Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.”

I Co 12:27

O apóstolo Paulo nos ensinou que a igreja fiel é o Corpo de Cristo. O Corpo de Cristo é um corpo saudável, cheio de vida, e cada um de nós, somos membros deste Corpo. Vejam como o Senhor nos ensina tudo de maneira tão simples para que possamos entender direitinho a Sua Palavra.

O nosso corpo tem cabeça, tronco e membros. Observe os membros: são os braços e mãos, pernas e pés. Observe o pescoço que liga o tronco à cabeça. Os membros estão ligados ao tronco, não é verdade? O que a gente percebe neste primeiro momento é que um corpo é um conjunto unido de vários membros.

  • O corpo tem um cérebro (cabeça) que o governa:

Sabemos que o cérebro orienta todo o corpo. Cristo, da mesma forma, comanda a Igreja fiel.

“…Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”

Efésios 5:23b

A palavra Cristo significa “ungido. Jesus veio aqui neste mundo como homem, com a unção do Espírito Santo. E o mesmo Espírito Santo que estava sobre Jesus está com a igreja.

A cabeça governa o nosso corpo. E assim, Jesus governa a Sua igreja. Não podemos ver o Espírito Santo, mas vemos o que Ele faz no meio da igreja fiel. O Espírito Santo nos revela os segredos da Palavra de Deus e nos ensina como devemos agir em todos os momentos da nossa vida. A Igreja fiel, os servos de Deus, são governados por Cristo. Assim, nós não fazemos aquilo que achamos, mas fazemos a vontade do Senhor Jesus, que governa a nossa vida.

Ex: Quando você está no meio dos seus colegas, você não vai fazer as coisas erradas que muitos deles fazem. Quem governa a sua vida, a minha vida é o Senhor Jesus, através do Seu Espírito Santo.

  • O corpo é um conjunto de membros unidos, inseparáveis:

Um membro do nosso corpo não sobrevive sozinho. Você já viu duas pernas atravessando a rua sozinhas? Não. Se alguém disser:

“Não preciso ir à igreja para servir a Deus, pois posso fazer isso em casa.”

Eu pergunto: Essa pessoa está agindo de acordo com a Palavra de Deus? Não, pois está sendo um membro isolado do corpo, que é a igreja.

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”

I Co 12:12

O corpo é o melhor exemplo de comunhão. Os membros do nosso corpo não fazem nada sozinhos.  Individualmente, pernas não andam, ouvidos não ouvem, bocas não falam, etc.

Na igreja, Corpo de Cristo, é a mesma coisa. Na igreja fiel, os irmãos vivem em comunhão, se alegram e choram uns com os outros. Um irmão, na sua luta, não se encontra só, porque toda a Igreja ora e busca ao Senhor pela sua vida. Se alguém está enfermo, a igreja ora para que o Senhor abençoe. E cada um trabalha na Obra de Deus, segundo o chamado do Senhor: uns são instrumentistas, outros do grupo de louvor, outros são pastores, professores. Mas todos, diante do Senhor, têm igual importância, pois o Senhor olha a sinceridade do nosso coração.

  • Então, o que é viver no Corpo?

Viver no corpo, é viver em comunhão com Deus e com os irmãos. Como membros do corpo de Cristo, devemos atender ao chamado de Deus para trabalharmos na Sua Obra. Vamos fazer toda a vontade de Jesus, que governa a nossa vida em todos os momentos. Sabemos que Jesus virá buscar Sua igreja fiel, que é o Corpo de Cristo. Precisamos fazer parte desta igreja que em breve será arrebatada. Você é membro do Corpo de Cristo? Sim! Queremos a cada dia da nossa vida, fazermos parte dessa igreja que em breve será arrebatada. Maranata! O Senhor Jesus vem!

Apocalipse 3:20 - Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

 

Apocalipse 3:20

Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.  

Introdução:

Primeira coisa que temos que  entender é que: estamos passando pelo período da Graça onde  o Espirito Santo está derramando sobre o povo de Deus Graças infinitas, e para o homem sem Deus infinitas misericórdias.

Misericórdia: É tudo aquilo que merecemos (Castigo), mais Deus, com sua infinita misericórdia tem nos livrado mesmo sendo pecadores. 

Isaías 53:4 : Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.


Graça: É tudo aquilo que não merecemos, mais Deus, com sua infinita misericórdia tem dado ao seu povo, servos valorosos que tem se dedicado a sua obra e bençãos infinitas tem sido derramado ao seu povo.

Efésios 2:8-14 : Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

Desenvolvimento:

Eis que estou a porta e bato: Deus nunca se esqueceu ou desistiu do homem, mesmo sendo pecador, Ele esta sempre as portas aguardando que alguém (sem acepção de pessoas) abra, e permita que ele entre e Habite em seu coração, Deus nunca força o homem a nada que ele não queira, mais ele tem em seu coração o desejo que o homem volte para casa, onde é seu lugar (nos brações do Pai).

Se alguém ouvir a minha voz: Uma das característica de Deus que sua voz e mansa e suave, e ele esta sempre disposto a falar com o homem. Mas para que isso aconteça uma atitude tem que ser tomada, vivemos rodeados de pessoas amadas que estão sempre disposto a nos dá um conselho, o grande problema e quando esses conselhos (vozes) querem opinar na quilo que é espiritual atrapalhando sua comunicação com Deus, que realmente que falar contigo, e conhece aquilo que ninguém mais conhece, apenas você e Deus.

E abrir a porta: Muitas vezes abrir a porta não é tao fácil como pensamos.. necessita de atitude, sair de uma posição de conforto, e levantar, para irmos em direção a porta que é Jesus. 

João 10:9  Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Entrarei e cearei com ele: Jesus tem prazer em estar com o homem, ouvir tudo aquilo que necessita, e Jesus para escutar, junto a mesa, para receber aquilo que o homem tem a oferecer a Deus.. Sabemos que oque o homem tem para oferecer para Deus a não ser petições? Deus AMA o homem e cria da eternidade um projeto chamado Salvação para o resgate do homem que estão longe do Senhor... e quer atrair o homem para perto dele....

E ele comigo: Agora podemos desfrutar aquilo que o Senhor tem para nos ( SALVAÇÃO) ao sentar na mesa com ele. Tudo de bom, tudo que ele preparou na eternidade para nos. Para chegarmos a receber o que ele tem preparado, temos que esta com o coração e ouvido liberados para ouvirmos o que ele tem a falar conosco.

João 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.


Conclusão:

Jesus está as porta e que entrar em seu coração, sabemos que as aflições desse mundo cada dia mais nos oprime (João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.) mais Deus prometeu que onde estivéssemos ele estaria conosco (João 14:1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.)