domingo, 25 de abril de 2021

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 25/04/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES


TÓPICOS DAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS EFETUADAS NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO DIA 25/04/2021 IGREJA CRISTÃ MARANATA EBD CONTRIBUIÇÕES E PARTICIPAÇÕES.


ENCONTROS COM JESUS
LENDO O TEXTO DO EVANGELHO DE MATEUS, CAPÍTULO 18, VERSOS 21 A 35, RESPONDA:

1 – QUAL FOI O ASSUNTO DA CONVERSA DE JESUS COM OS SEUS DISCÍPULOS? RESUMA EM UMA ÚNICA PALAVRA.

Verso 21. Assunto: Perdão.
Perdoar é deixar de cobrar. Quem não se arrepende, não é capaz de perdoar.

Do exílio babilônico até a primeira vinda de Jesus (quando Ele se fez carne), passaram-se 490 anos (70 x 7), e mesmo assim os judeus rejeitaram Aquele que viria para nos trazer o perdão.

O perdão de Deus é perfeito. Do homem não, é imperfeito e racional.

O rei perdoou uma dívida muito alta enquanto o outro homem não perdoou uma dúvida muito menor. Não houve compaixão.

O Senhor estava mostrando a necessidade do perdão e também aquilo que Ele faria por nós, quando na sua morte estaria pagando uma dívida que era nossa e que era impagável, pois o preço da nossa redenção é caríssimo. O perdão deve ser de coração (Mat 18:35), não sendo um ato de fraqueza, e sim um ato de nobreza.

Salmos 49:8; Mateus 5:12-15; Col 2:13-15; Mateus 7:2b; Salmos 130:4.

2 – CITE O NOME DO DISCÍPULO QUE ESTAVA INTERESSADO NAQUELE ASSUNTO?

Pedro. (vs 21)

3 – QUAL É O NOME DA PARÁBOLA QUE JESUS PROFERIU NAQUELA OPORTUNIDADE?

Verso 23. Parábola do Credor Incompassivo (que não perdoa, que não tem compaixão). Um acerto de contas de um Rei com seus servos. O servo recebeu compaixão, mas não a exercitou.

4 – O QUE PRETENDIA JESUS QUANDO USOU AQUELA PARÁBOLA PARA ENSINAR AOS SEUS DISCÍPULOS?

Ensinar sobre comunhão. Só existe comunhão no corpo (igreja) quando há perdão.

O perdão do Pai é grandioso para conosco, é infinito, o pai nos perdoa, Ele tem compaixão e nos deixa livre das dívidas. Portanto devemos nós também perdoar as faltas que os irmãos cometem contra nós. Fazendo assim, estaremos em comunhão uns com os outros e principalmente com o Pai.

Essa comunhão é o entendimento daquilo que Deus fez por nós. (Col 3:13)

O propósito era mostrar aos discípulos a necessidade do perdão e deixar isso como um legado para a igreja, garantindo a unidade do corpo.

Gênesis 45:4,5 - Perdão de José aos irmãos.
I João 1:7; Mateus 18:33; Salmos 133; Efésios 4:32; Mateus 5:23.

5 – JESUS ESTAVA SE REFERINDO AOS DISCÍPULOS OU AOS HOMENS NO MUNDO? CITE OS TEXTOS (SÓ OS NÚMEROS DOS VERSÍCULOS).

Aos discípulos. Versos 23, 26, 27, 29, 31 e 32.

Jesus estava instruindo seus discípulos, mostrando a necessidade de exercitar o perdão com o próximo, conforme o perdão recebido. 

O ato de perdoar e de comunhão deve ser um exercício da igreja, de quem está em Cristo. O ímpio não age assim.

Perdão do universo criador (da razão, da 4ª medida) X Perdão do universo Redentor (pela ação do Espírito Santo), que nos devolveu a vida.

João 6:57; I Pedro 4:8; Lucas 8:10.

6 – VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “ATORMENTADOR”? E A PALAVRA “CONSERVO”?

Atormentador: Pessoa ou causa que traz aflição e dor. Importunador, que aumenta a dor, perseguidor. Verdugo. Carcereiro. Que executa a pena de um condenado.

Conservo: indivíduo que é servo juntamente com outro (ou com vários). Serve ao mesmo Senhor. Dívida paga por gratidão.

Apocalipse 22:9; Lucas 6:38b; Marcos 4:24; Salmos 10.

PERGUNTAS PARA SENHORAS, JOVENS E OBREIROS

7 – LENDO O EVANGELHO DE JOÃO, CAPÍTULO 17, VERSOS 19 A 22, DESTAQUE O VERSÍCULO EM QUE O SENHOR JESUS FALA EM “UNIDADE” E NÃO EM “DIVERSIDADE RELIGIOSA”.

“Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em mim, e eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” vs 21

Para que a unidade do corpo não fosse comprometida, para que não houvesse dispersão, e a estrutura fosse mantida íntegra.

A unidade da razão gera divisão (“diversidade religiosa”). Mas a unidade do Espírito Santo gera união, gera paz, gera vida no corpo.

Na unidade do Corpo (igreja) o Pai vê a Sua perfeição, onde opera o Sangue (o Espirito Santo). A diversidade religiosa anula o corpo, o sangue e o governo, pois cada um tem o seu papel, sua razão, sua forma de vida, sua verdade parcial.

O único que pode promover a unidade no corpo é o Espírito Santo. Sem ele, não há comunhão e, consequentemente, não há unidade.

A unidade da razão leva a razão, que gera divisão (“diversidade religiosa”). A unidade do Espírito Santo leva a comunhão, que gera união, paz e vida no corpo.

Efésios 4:13-16;  I Coríntios 1:13;  I Coríntios 12:13;  Romanos 15:5.

8 – QUAL FOI O RESULTADO DA ORAÇÃO DO SENHOR JESUS PELOS SEUS DISCÍPULOS QUE SE RELACIONA À LIÇÃO QUE FOI ENSINADA E QUE FOI CONFIRMADA DEPOIS DO PENTECOSTES? 

LOCALIZE O VERSÍCULO QUE ESTÁ EM ATOS, CAPÍTULO 2, VERSOS 40 A 43.

vs 42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”

João 17:21 – instrução sobre unidade do corpo. Ao ver a igreja, possamos identificar Jesus (o Filho) e o Pai. Em João a palavra ela iria alcançar os corações. Em atos 2:41 naquela mensagem onde 3000 mil almas se converteram, através da ação do Espírito Santo, houve conversão e salvação.

Perseverar na doutrina, ou seja, a continuidade da doutrina agora através da igreja (apóstolos). Os ensinos de Jesus seriam cada vez mais aprofundados pelo Espírito Santo para que a igreja pudesse caminhar.