segunda-feira, 10 de abril de 2023

O QUE É A BÍBLIA? “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”.

 

O QUE É A BÍBLIA?

CIAs - Ensine a seus filhos - O que é a bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia nos ensina como devemos agir em cada situação da nossa vida. Por isso, o salmista disse:

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”.

Salmo 119:105

A palavra Bíblia quer dizer “livros”. A Bíblia possui muitos livros. Quantos são? 66 livros.

Você já reparou que os livros que lemos na escola ou nas nossas casas possui divisões? Eles possuem títulos, capítulos…

E qual é a grande divisão da Bíblia? A Bíblia tem duas grandes divisões, mas é uma só palavra: a Palavra de Deus. Ela tem o Velho Testamento e o Novo Testamento. O Velho Testamento tem 39 livros e o Novo Testamento tem 27 livros, num total de 66 livros. Testamento significa PACTO, ALIANÇA. O Velho Testamento fala da aliança de Deus com o povo de Israel e nos revela o plano de salvação de Deus para com os homens. O Novo Testamento é a aliança de Deus com todos os homens através do Sangue do Senhor Jesus.

  • Qual a grande diferença entre a Bíblia e os outros livros?

A grande diferença é que apesar de ter quase dois mil anos que ela terminou de ser escrita (cerca de 95 d.C.), o seu Autor permanece vivo e fala conosco através da Sua Palavra!

  • E quem é o Autor e escritor da Bíblia?

Deus é o Autor da Bíblia, mas Ele usou vários servos para escreverem os livros da Bíblia. Assim, tanto o Velho Testamento, como o Novo Testamento foram escritos por aproximadamente 40 escritores diferentes, em épocas diferentes. Porém, homens escolhidos e inspirados pelo Espírito Santo de Deus.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada”

II Timóteo 3:16a

Ex: A carta aos Romanos foi escrita por Paulo, mas Paulo escreveu inspirado por Deus.

  • Qual o principal objetivo da Bíblia?

É a salvação do homem, através do Senhor Jesus (Salvador). Por isso o Senhor Jesus está presente em toda a Bíblia, desde o Gênesis até o Apocalipse.

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.”

Apocalipse 19:13

  • É muito difícil entender a bíblia pela nossa razão (ou cultura). Porque?

Porque a bíblia contém um mistério: a salvação de Deus para com os homens, revelada em Jesus. Por isso nós somente poderemos entender a Bíblia se Deus nos revelar este mistério, por meio do Seu Espírito Santo.

  • Mas o que é revelar?

É mostrar aquilo que está guardado, escondido. A Bíblia sem revelação é apenas um livro comum, histórico (o tesouro fica escondido), mas quando Deus nos revela os seus segredos através do Seu Espírito Santo, a Palavra de Deus é viva e eficaz para operar maravilhas nas nossas vidas.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes.”

Hebreus 4:12a

A Bíblia é o livro mais vendido e lido no mundo. De uma maneira geral, toda casa tem pelo menos uma Bíblia. Mas Deus quer nos ensinar que não basta termos uma ou mais Bíblias dentro das nossas casas. O mais importante é guardarmos a Bíblia no nosso coração. Só assim vamos fazer escolhas de acordo com a vontade de Deus. Por isso o salmista disse:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.”

Salmo 119:11

A Bíblia é um livro que nos ensina como agir, como nos portar em cada momento das nossas vidas, por isso a Bíblia é comparada a LÂMPADA, a LUZ que ilumina o caminho de trevas do homem. Vamos ler a Bíblia todos os dias.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.”

Salmo 119:105

Para entendermos o que é viver pela fé, primeiro precisamos aprender o que é a fé. A Bíblia nos diz assim:

 

O QUE É VIVER PELA FÉ?

CIAs - Ensine a seus filhos - O que é viver pela fé

Para entendermos o que é viver pela fé, primeiro precisamos aprender o que é a fé. A Bíblia nos diz assim:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.”

Hebreus 1:1

Quando vamos construir uma casa, por onde começamos? Será que é pelo telhado? Pelas janelas? Ou pelas portas? Nenhum deles, não é mesmo? A construção de uma casa começa pelo fundamento. O fundamento precisa estar firme, porque é ele que sustenta toda a casa.

Certa vez Jesus contou uma parábola (Mateus 7:24-27). Parábolas são histórias que nos trazem um grande ensino. Ele falou de duas casas construídas sobre dois fundamentos diferentes. A primeira casa foi construída sobre a areia, um fundamento fraco e inseguro. E a segunda casa foi construída sobre a rocha, um fundamento bem firme e seguro. Parecia que as duas eram iguaizinhas. Até que desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e vieram contra aquelas duas casas. O que aconteceu com a casa construída sobre a areia? Ela caiu, pois o fundamento não era firme. E o que aconteceu com a casa construída sobre a rocha? Ela permaneceu firme, pois estava firmada, construída sobre a rocha.

Jesus é a Rocha Eterna! Nele há segurança e proteção.

“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”

Mateus 7:25

A fé é como o fundamento de uma casa construída sobre a rocha! Ninguém vê, mas é esse fundamento que sustenta todas as coisas, pois é firme, inabalável. A fé é um firme fundamento, é a certeza de alcançarmos as coisas que a gente espera, deseja, mas que ainda não podemos ver, a eternidade com Deus. E quando vivemos pela fé que vem de Deus, da eternidade, estamos sendo como aquele homem que construiu a sua casa na rocha. Quem é a Rocha? Jesus! Se andarmos pela fé, crendo em Jesus, na Sua Palavra, nós sempre vamos estar firmes na presença do Senhor. Não vamos desanimar, não vamos ser abalados quando as lutas vierem para nos abater, pois Jesus é aquele que nos fortalece, nos firma dia após dia na nossa caminhada. Esta é a verdadeira fé!

Mas existe também uma fé que não é verdadeira! Esta fé está firmada em coisas que o homem inventa, aquilo que vem do coração do homem, que o homem acha que está certo. Não tem um fundamento firme, pois tudo que não vem de Deus é assim. Quem anda firmado nessa fé é como aquele que constrói a sua casa sobre a areia. Quando as pessoas têm essa fé que vem do homem, elas acham que nem precisam aceitar Jesus nos seus corações. Para serem salvas, basta fazerem boas obras, serem boazinhas. Mas a Bíblia diz:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem pelas obras para que ninguém se glorie.”

Efésios 2:8-9

Mas a fé verdadeira não vem do nosso coração, ou de coisas que inventamos: vem da eternidade. Quem constrói a sua casa nessa fé que não é verdadeira, quando vêm as dificuldades, as lutas ela vai permanecer firme? Claro que não! Mas quando edificamos a nossa casa (coração) sobre a fé verdadeira (firme fundamento), poderão vir ventos, as tempestades, ou seja, os maus ensinos, as coisas que vêm para nos fazer desviar do caminho do Senhor, as lutas, mas a nossa casa permanecerá firme, pois está firmada na rocha. Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar.

A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus. O servo de Deus vive pela fé:

“…porque o justo viverá pela fé”.

Gálatas 3:11b

Radio Maanaim - Nossa história - A Rádio Maanaim foi inaugurada e consagrada ao Senhor Deus

 Por Josias Júnior

A Rádio Maanaim foi inaugurada e consagrada ao Senhor Deus em julho de 2012, em cumprimento a uma profecia que apontava este instrumento como Projeto de Deus para a história de Sua Obra.

Já nos primeiros dias de transmissão, a audiência da Rádio Maanaim, medida pelo número de acessos ao site, subia vertiginosamente, como reflexo da identificação dos membros da Igreja Cristã Maranata, e até de outros grupos evangélicos, com os conteúdos por ela transmitidos diariamente. Rapidamente, novos servidores foram utilizados para dar vasão ao número de acessos e para dar estabilidade ao site.

Ao longo dos meses e anos que se seguiram, experiências de vitórias, de bênçãos vividas, de salvação e muitas outras foram sendo compartilhadas pelos ouvintes com a equipe da Rádio Maanaim. A cada dia, os relatos apresentados promoviam a certeza da Rádio ser muito mais do que um simples veículo de comunicação, mas uma forma de evangelizar, de pregar a Palavra de Deus, de divulgar os Louvores Revelados, com alcance global.

Nos três primeiros anos de sua existência, as dezenas de viagens de divulgação do trabalho e cobertura de eventos em todo o país refletiram a vocação da Rádio Maanaim de estar perto da igreja e de repercutir o desenvolvimento da Obra de Deus em todas as partes. Neste período, utilizando um Estúdio Móvel, a equipe da Rádio e TV Web Maanaim percorreu mais de 70 mil quilômetros através das estradas brasileiras, realizando eventos nas principais cidades entre os extremos sul e norte do país e também por todo o litoral.

Com algumas coberturas de eventos também no Exterior, este importante veículo de compartilhamento das bênçãos de Deus pode realizar o trabalho que lhe foi confiado com a alegria, o ânimo e o amor que são inerentes aos servos do Senhor em todas as partes. Mas o sustento veio sempre das orações dos irmãos que acompanham o desenvolvimento da Rádio Maanaim ao longo dos seis anos de existência até aqui.

Em 2017, mais um passo foi dado em direção ao objetivo principal de anunciar o Evangelho Eterno. Com a aquisição, pela Fundação Manoel dos Passos Barros, da FM 100,3, em Dionísio, MG, a Rádio Maanaim, agora uma emissora multimídia, se tornou uma rede de comunicação que, agregada ao Sistema de Transmissão Via Satélite, oferece à ICM toda a estrutura de produção e transmissão de conteúdo, sempre direcionados pelo Espírito Santo e com o objetivo de levar, aos quatro cantos da terra, a Palavra de Deus e sua doutrina.


No Topo do Ranking

Desde o início de suas atividades, a Rádio Maanaim se manteve no topo, entre as rádios de maior audiência no Brasil, no segmento WEB, concorrendo com verdadeiros gigantes da comunicação. Já no primeiro ano de operação, em um dos principais mecanismos de ranqueamento, a RM chegou ao primeiro lugar, e ali consolidou sua posição. Segmentada pelos mecanismos de pesquisa como pertencente ao segmento Gospel, continua como uma das mais ouvidas do país.


Três em Um

A Rádio Maanaim foi concebida a partir da percepção do que seria a comunicação nos anos que se seguiriam à sua inauguração. Como uma das primeiras rádios brasileiras concebidas sobre plataforma e operação profissionais, mas com transmissão exclusiva através da WEB, a emissora partiu na frente na conquista de ouvintes/internautas em todo o Brasil e em mais de 170 países onde há registros de acessos. A internet quebrou as barreiras das distâncias e irrompeu fronteiras e idiomas chegando aos mais longínquos recantos do planeta, em tempo real.

Crosmedia. Este termo define a plataforma de comunicação da Rádio Maanaim. A começar do fato de que, ao entrar no site, o internauta tem acesso a três meios de comunicação inseridos ali: texto escrito e ilustrado com fotografias, rádio e TV. A emissora integra diversos mecanismos em total sincronia para proporcionar aos ouvintes de sua mensagem um conteúdo diversificado que revela experiências notáveis vividas pela igreja em todo o mundo.

A TV Web Maanaim, uma plataforma de conteúdo em vídeo inserida no site da Rádio, oferece ao internauta uma coleção de vídeos publicados, com conteúdo em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, além de diversos vídeos legendados em até 7 idiomas, acessados através do recurso Closed Caption. Com isso, não apenas se torna um instrumento de inclusão para os surdos, como amplia a compreensão da mensagem divulgada, através das legendas, para quase a totalidade da população do planeta.

Programação

A programação da Rádio Maanaim, compartilhada com a Rádio Maanaim FM 100,3, de Dionísio-MG, é ao mesmo tempo rica em quadros, o que amplia o interesse do ouvinte, e coerente no direcionamento de sua mensagem e consolidada na sua identidade. Com três programas diários ao vivo, com três horas de duração cada, e mais de uma dezena de quadros, a RM tem em seu repertório semanal jornalismo secular e de cobertura dos eventos da Igreja Cristã Maranata, produções e divulgação de campanhas de interesse social, quadros de saúde, quadros de apoio a professoras de ensino de crianças e adolescentes, pastores, grupos de senhoras e uma programação musical que objetiva uma experiência real com o louvor.

Ao longo da programação, sete vezes por dia, são transmitidas mensagens bíblicas gravadas por pastores de todo o Brasil, além de Palavras de Esperança nas aberturas de cada programa.

Os locutores que ancoram a programação, todos com mais de 20 anos de experiência em Rádio, contribuem diariamente para uma dinâmica agradável, sempre conduzindo o ouvinte a uma experiência espiritual na audiência da programação.

Programas em horários especiais, realizados ao vivo, como o Momento Com a Família, todas as sextas-feiras às 21h, são campeões de audiência e reúnem irmãos e famílias de diversos países ao longo de uma hora de programação.

Também às 21h, todas as segundas-feiras, no Programa Vinde A Mim, centenas de pedidos de oração enviados ao longo da semana são compartilhados com os ouvintes para que todos, a uma só voz, possam, em oração, coloca-los diante do nosso Gradioso Deus.

Completando a programação que lidera os números de audiência, também às segundas-feiras, às 10h30, o Programa Lâmpada Para os Meus Pés reforça o ensino da Escola Bíblica Dominical transmitido pelo Sistema de Transmissão Via Satélite, a TV Maanaim SAT, que completa a Rede de Comunicação, e que é o principal mecanismo de unificação da doutrina, um dos segredos da força da Igreja Cristã Maranata.

Interatividade

Uma das marcas da Rádio Maanaim é o modelo de interação que o ouvinte tem à sua disposição para não apenas contatar a RM, mas também interagir com outros ouvintes. O mesmo equipamento utilizado para ouvir a Rádio é o que é utilizado para interagir com ela, fugindo do antigo padrão, onde o ouvinte tinha que ter à mão um telefone para, através de uma ligação, fazer contato com a emissora. Utilizando o computador, tablet ou mesmo o smartphone, através do aplicativo, o ouvinte tem à mão a ferramenta para escrever sua mensagem, que será lida on line pelo locutor que estiver no ar.

Com isso, uma grande quantidade de mensagens é recebida e divulgada todos os dias. Mensagens de felicitações, pedidos de oração, compartilhamentos de bênçãos e experiências de vitórias, solicitação de louvores e muito mais, elevam a RM à categoria das rádios com maior participação de ouvintes na programação.

Redes Sociais

Uma rádio com vocação para uma audiência tão expressiva, e com uma postura moderna na utilização de tecnologia não poderia ficar fora dos principais e mais eficazes mecanismos de compartilhamento de conteúdo: as Redes Sociais.

E a página do Facebook da Rádio Maanaim está entre aquelas com o maior número de seguidores entre as rádios brasileiras.

Com uma gestão profissional e um planejamento dinâmico de publicações, os resultados obtidos de engajamento, reações e compartilhamentos de conteúdo completam o notável alcance da Rádio Maanaim.

Conquistas

Como servos de Deus e absolutamente integrados à doutrina da Palavra e conscientes da missão e do momento profético, a equipe de profissionais da Rádio Maanaim tem claro o objetivo de continuar crescendo, alcançando mais e mais pessoas que precisam conhecer o Evangelho Eterno e ter a oportunidade de salvação.

O ímpeto do soldado no campo de batalha, a Fé que vem de Deus (Ef. 2:8) e a alegria de executar uma missão honrosa e de viver entre os louvores, no meio dos quais Deus habita (Sal. 22:3), são os motores que impulsionam a Rádio Maanaim, na pessoa de cada membro de sua equipe, seja de colaboradores, seja de voluntários de todas as partes, para continuar “combatendo o bom combate” e alcançando novas fronteiras.

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6

ENCONTRO DE GRUPO DE INTERCESSÃO/SENHORAS E PROFESSORAS - MAANAIM DE DOMINGOS MARTINS – 23/09/2023 a 24/09/2023 📢

 ENCONTRO DE GRUPO DE INTERCESSÃO/SENHORAS  E PROFESSORAS - MAANAIM DE DOMINGOS MARTINS –  23/09/2023 a 24/09/2023 📢


Informamos que há vagas limitadas para a participação presencial dos irmãos e irmãs no Maanaim de DomingosMartins, para o seminario de Grupo de intercessão/Senhoras e Professoras, aos interessados, favor procurar o responsável de inscrições de sua igreja de frequência.


Valor de R$:85,00 + 60,00 reais do transporte


As inscrições para a participação,

estarão abertas até o dia 05/09/2023 – ou até o encerramento das vagas e deverão ser efetuadas pelos responsáveis de inscrição de cada Igreja.


O seminário também será transmitido pelo YouTube , rádio digital credenciadas a igreja Cristã Maranata, diretamente do Maanaim de Domingos Martins.


A Paz do Senhor! 

Secretaria da Igreja Cristã Maranata

📢 ENCONTRO DE GRUPO DE JOVENS - MAANAIM DE DOMINGOS MARTINS –  18/11/2023 a 19/11/2023 📢


Informamos que há vagas limitadas para a participação presencial dos irmãos e irmãs no Maanaim de DomingosMartins, para o seminario de JOVENS, aos interessados, favor procurar o responsável de inscrições de sua igreja de frequência.


Valor de R$:85,00 + 60,00 reais do transporte


As inscrições para a participação,

estarão abertas até o dia 31/10/2023 – ou até o encerramento das vagas e deverão ser efetuadas pelos responsáveis de inscrição de cada Igreja.


O seminário também será transmitido pelo YouTube , rádio digital credenciadas a igreja Cristã Maranata, diretamente do Maanaim de Domingos Martins.


A Paz do Senhor! 

Secretaria da Igreja Cristã Maranata